Sogra e nora estão entre as 30 mortes por coronavírus em MT

Fonte:

Nesta segunda-feira (18), Mato Grosso registrou 941 casos confirmados de coronavírus e 30 óbitos em decorrência da covid-19. As últimas 3 mortes foram notificadas pelo município de Cuiabá, segundo nota informativa divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com isso, a Capital contabiliza 5 mortes causadas peça doença pandêmica e 293 casos confirmados.

Conforme a SES, as 3 últimas vítimas eram mulheres. A primeira delas morreu no sábado (16), tinha 57 anos, era diabética, hipertensa e obesa. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital referência da Capital desde a sexta (15).

A segunda paciente faleceu no domingo (17), tinha 79 anos e sofria de diabetes e hipertensão. Ela deu entrada na Policlínica do Planalto na manhã do domingo (17) em estado grave e logo em seguida foi a óbito. Essa vítima era sogra da mulher de 57 anos que morreu no sábado.

Matéria continua após a publicidade

A terceira morte registrada neste final de semana em decorrência da covid-19 foi da enfermeira Alessandra Bárbara, de 49 anos, que trabalhava há 18 anos no Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho, na Capital. Ela estava internada há 46 dias, era diabética e tinha doença cardiovascular crônica.

Nas últimas 24 horas, Mato Grosso registrou 42 novos pacientes da covid-19, sendo 19 em Cuiabá e 3 em Primavera do Leste. Rondonópolis, Várzea Grande, Barra do Garças, Confresa, Rosário Oeste, Tapurah e Pontes e Lacerda reportaram duas novas confirmações cada. Já as cidades de Lucas do Rio Verde, Sinop, Guarantã do Norte, Nova Lacerda, Porto Alegre do Norte e Conquista D’Oeste notificaram um caso a mais cada. A área técnica da SES ainda esclareceu que foram corrigidas duas duplicidades no município de Várzea Grande.

Dos 941 casos confirmados da covid-19 em Mato Grosso, 501 estão em isolamento domiciliar e 337 estão recuperados. Há ainda 73 pacientes hospitalizados, sendo 44 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 29 em enfermaria. Na nota informativa, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 214 leitos de UTI e 695 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado.

Considerando o número total de casos no Estado, 51,1% dos diagnosticados são do sexo feminino e 48,9% masculino; além disso, 264 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. O documento ainda aponta que um total de 3.926 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e que, atualmente, restam 65 amostras em análise laboratorial.

Fonte: Gazeta Digital