Cuiabá tem baixa procura por vacina contra a covid para crianças de 5 a 11 anos

Fonte:

Cuiabá tem pouco mais de 60,5 mil crianças de cinco a 11 anos aptas a se vacinar contra a covid-19, mas apenas 20% do público fez o cadastro para receber a imunização. A informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (20), no início da campanha de vacinação pediátrica.

De acordo com a secretária de Saúde da Capital, Suelen Danielen Alliend, ao todo há 60.569 crianças na faixa de cinco a 11 anos em Cuiabá, mas só pouco mais de 12 mil delas foram cadastradas. No município, apesar de não haver agendamento para a vacinação, o cadastro é indispensável.

Nesse primeiro momento, estão sendo vacinadas crianças que possuem comorbidades ou deficiências permanentes. Depois serão vacinadas as crianças indígenas e quilombolas. A ordem segue ainda com aquelas que vivem em lares com pessoas com comorbidades e, por fim, é aberta a vacinação para as crianças em geral.

Matéria continua após a publicidade

Para o cadastro dos menores, aqueles que não tiverem CPF poderão usar os dados do cartão do Sistema Único de Saúde, segundo a Prefeitura. No entanto, nesse momento não está sendo feito o agendamento das crianças. Basta o cadastro e depois comparecerem no polo de vacinação.

Até o próximo sábado (22), a imunização desse público está concentrada na Universidade de Cuiabá (Unic). No entanto, depois, a vacinação será descentralizada, sendo que cada regional terá um posto de saúde específico para a aplicação de doses pediátricas. São eles: Unic Beira Rio (Região Leste), USF Paiaguás (Região Norte),  USF Quilombo (Região Oeste), USF do Pedra 90 e USF Parque Cuiabá (Região Sul).

Até o momento, Mato Grosso recebeu 23 mil doses de vacinas pediátricas, das quais 3.580 delas foram enviadas para Cuiabá. Não há informações sobre quando será feita a nova remessa de doses pediátricas para Mato Grosso.

Fonte: Repórter MT