Cuiabá receberá recursos para impulsionar cultura e esporte

Fonte:

O Prefeito Emanuel Pinheiro acompanhado do secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo participaram nesta quarta-feira (11) de duas agendas em Brasília, sobre assuntos relacionados à Cultura e o Esporte. Na primeira, o chefe do executivo e o titular da pasta se reuniram com a Secretaria Executiva do Banco do Brasil, formada pelos executivos da instituição financeira, Fernando Conde Medeiros e Emmanoel Schimit Rondon. Já o segundo encontro foi com o secretário executivo do Ministério dos Esportes, Homero Lima.

Nos dois encontros, o objetivo foi atender interesses que projetem a cidade, prezando pela qualidade de vida da população. Na pauta com os executivos do Banco do Brasil, o empenho era apresentar o projeto para captação de recursos para o “Festival Internacional de Folclore”, aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rounet, previsto para acontecer em maio de 2019, com a participação de 12 países.

“Ficamos muito satisfeitos com este estreitamento de laços com o Banco do Brasil. A instituição possui vários meios de fomento à cultura, como por exemplo, seu edital que comtempla a valorização da diversidade, da brasilidade, da cultura, dos valores nacionais e internacionais, de fatos históricos e das manifestações tradicionais e folclóricas, ou seja, tudo que temos em Cuiabá, comportando exatamente nossa proposta de realização do ‘Festival Internacional do Folclore’. Com esse encontro, pretendemos colocar várias iniciativas do município – alusivas aos 300 anos, além de termos aberto uma porta para captação de recursos através de Lei Rounet”, ressaltou Pinheiro.

Matéria continua após a publicidade

“Foi importante apresentar nosso projeto para esses executivos, porque ele vai ao encontro das características exigidas de fomento por parte da instituição. Além do que, o festival tem um cunho cultural muito forte e vai representar um divisor de águas para a cultura de Cuiabá, como em todo Mato Grosso, aliado às comemorações dos 300 anos. A iniciativa ainda vai provocar um intercâmbio de culturas na nossa cidade. Enfim, esse apoio será um grande presente para gestão municipal, como para a nossa cidade. Além do Banco do Brasil, estamos buscando outros parceiros, para tornar real a sua realização”, relatou o secretário.

Vuolo destaca ainda que só foi possível receber está chancela para realização do evento em Cuiabá devido à conquista do grupo Flor Ribeirinha, no último festival realizado na Turquia, além do alva que está recebendo da Federação Brasileira de Artes Populares – FEBRARP, entidade responsável em promover a cultura popular brasileira, por meio de manifestações folclóricas adaptadas para os palcos do mundo.

Na segunda agenda, os gestores se reuniram com o secretário executivo do Ministério dos Esportes, Homero Lima, para discutir assuntos relacionados a projetos esportivos na Capital. A princípio, o assunto pautado era a destinação do material oriundo do Programa de Esporte e Lazer da Cidade – PELC, para ser aplicado em alguns projetos realizados pela Prefeitura de Cuiabá.

“Nesta ida ao encontro do secretário Homero Lima, conseguimos remanejar o material do Pelc para projetos de sucesso como o ‘Bom de Bola, Bom de Escola’ e vamos reestruturar as escolinhas de futebol’ dos bairros. E, com o apoio que conseguimos no Ministério dos Esportes, estaremos lançando em agosto o mais novo projeto da gestão, voltado para as práticas esportivas do projeto ‘Atividade’, que vai englobar ginástica, recreação e lazer, voltados principalmente para a melhor idade. Isto prova que saímos de Cuiabá para proporcionar um vida melhor a todos os cuiabanos, incluído os menos favorecidos, provando que estamos aqui para cuidar da nossa gente” enfatizou o prefeito.

“Além das outras demandas do esporte, apresentamos ao secretario Homero Lima que já temos toda equipe técnica para executar essa nova iniciativa destinada para a melhor idade e tivemos uma excelente receptividade, com a liberação de todo o material, para que possamos iniciar essa nova fase em agosto”, disse.

Segundo o secretário Vuolo, o saldo das duas agendas foi muito positivo. “São programas e ações de fortalecimento das nossas raízes e iniciativas voltadas aos bairros de Cuiabá. Quando a gente pensa em Festival Internacional do Folclore, nos teremos a retomada do Festival de Siriri e Cururu no ano que vem. E dentro do programa do Esporte, quando se leva essa atividade de lazer para a melhor idade, em oito polos, você também leva qualidade de vida para dentro das comunidades, a proximando a Prefeitura do cidadão”, concluiu.

Fonte: Da Redação