O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foi prorrogado até 11 de agosto, com desconto de 20% para cota única, e parcelamento em até cinco vezes, de agosto a dezembro.
Após o cumprimento de uma exigência do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), que corrigiu os valores da Planta Genérica, que elevou os valores em 16%, um acordo realizado com a chancela do Tribunal de Justiça, por recomendação do Ministério Público de Mato Grosso, desprezou o aumento concedido, repetindo os mesmos valores cobrados dos proprietários de imóveis referente ao IPTU 2022.
Segundo a secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro, com o acordo feito entre a Prefeitura, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e o Ministério Público, foi realizado um novo lançamento do IPTU 2023, com os valores aplicados em 2022, corrigidos pela inflação do ano anterior, que foi de 5%.
Aos contribuintes que possuem débitos anteriores de IPTU ou de outros impostos, taxas ou contribuições de anos anteriores, é possível renegociar os valores, com 95% de desconto em juros e multas, e até mesmo parcelar.
A guia de pagamento pode ser emitida online pelo site da Prefeitura de Várzea Grande.
Fonte: G1 MT