Secretário diz que BRT ‘vai sair de graça’ após venda de vagões e materiais do VLT
O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Padeiro, afirmou nesta quarta-feira, 24 de junho, que as obras do BRT em Cuiabá e Várzea Grande não terão custo para os cofres estaduais, uma vez que os recursos obtidos com a venda dos vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) serão suficientes para custear integralmente o novo sistema de transporte coletivo.
Padeiro declarou que a arrecadação obtida com a venda dos vagões, trilhos e demais materiais do VLT deve superar R$ 1 bilhão, enquanto o investimento previsto para a implantação do BRT gira em torno de R$ 500 milhões.
“A obra do BRT vai sair de graça pro governo, porque só a venda dos trens e dos materiais que nós leiloamos agora, o governo vai arrecadar mais de R$ 1 bilhão e vamos gastar R$ 500 milhões no BRT”, afirmou.
O Governo do Estado afirma que a venda dos ativos do VLT permitiu recuperar parte dos recursos investidos no antigo modal, cuja implantação foi interrompida após anos de atrasos, denúncias de corrupção e sucessivos impasses judiciais.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Infraestrutura, os leilões dos vagões e demais equipamentos do VLT já garantiram centenas de milhões de reais ao Estado. A expectativa é que, com a conclusão de todas as etapas de alienação dos ativos, a arrecadação ultrapasse a marca de R$ 1 bilhão.
Veja vídeo:
