Veja como funcionarão semáforos inteligentes na rotatória da Sérgio Motta

Fonte:

O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, está atento aos questionamentos feitos pelos condutores de como funcionarão os semáforos inteligentes instalados na rotatória da avenida Beira Rio, que dá acesso à Ponte Sérgio Motta, em Cuiabá. Ao Olhar Direto, ele explicou o sistema e garante: “deixaremos um grande legado na capital mato-grossense”.

“Muitos estão falando que a rotatória da Sérgio Motta não vai funcionar. Vai sim. A única coisa que vamos acabar é com a preferencial de quem está na rotatória. A sinalização terá que ser obedecida. Nos estudos que fizemos, enquanto passavam 10 carros por minuto na preferencial, vinham 100 por minuto na Beira Rio. Quem eu tenho que prestigiar? O maior número de veículos, onde tem o maior gargalo”, explicou o secretário.

Segundo Antenor, o semáforo vai fazer uma leitura inteligente e beneficiará o maior gargalo. Além disto, o software irá monitorar se existe algum carro na rotatória, para evitar que ele ‘preso’ por lá: “Isso é a vantagem, se um automóvel estiver fazendo a rotatória, ele irá segurar e fazer com que ele saia. Quem vai fazer isto é o sistema, não é o agente, é tudo automatizado. Vai funcionar, deixaremos um legado em Cuiabá”.

Matéria continua após a publicidade

“Nós temos investimentos de todos os tipos, dos que não demandam muita coisa até as tecnologias de ponta. As câmeras de videomonitoramento que estarão instaladas nos semáforos inteligentes, serão apenas para monitorar o trânsito, não é para multar. Poderemos avisar os motoristas onde está tumultuado. Por exemplo, se tem acidente na Sérgio Motta, podemos desviar o trânsito, avisar nos painéis, nas rádios”, completou o secretário.

A Prefeitura de Cuiabá estima que os semáforos inteligentes devem começar a funcionar até o aniversário de 299 anos da capital mato-grossense, que é comemorado no dia 08 de abril deste ano. O processo de equipagem está sendo conduzido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com o objetivo de iniciar a fase de testes na segunda quinzena de março.

Ao todo, serão 30 conjuntos semafóricos instalados nas avenidas do CPA, Getúlio Vargas, Isaac Póvoas e Carmindo de Campos com a Tenente Coronel Duarte.

O método é o mesmo utilizado nos Estados Unidos da América (EUA) e Canadá. Ao contrário dos semáforos únicos presentes atualmente, o novo padrão a ser aplicado traz três pontos simultâneos, a fim de facilitar a visibilidade dos condutores. Essa medida considera também o grande fluxo de veículos dos mais diversos portes e os perigos que a obstrução da sinalização podem acarretar, como acidentes de trânsito.

Semáforos inteligentes

Adaptando-se conforme a demanda e podendo ser controlado remotamente em tempo real, o sistema deve auxiliar na fluidez e na humanização do trânsito cuiabano. O contrato já estabelece também a aplicação de câmeras de vídeo detectores de semáforos, para atuar dentro dos fluxos e dos tempos de abertura e fechamento de ciclos. O software que será instalado receberá ainda painéis de controles variados, controles de agentes, abertura de informações para comunidade e outras diversas ferramentas.

Além disso, o novo sistema oferece melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas com deficiência, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade.

A empresa disponibilizará treinamento à Prefeitura, para que toda administração seja feita no próprio município, ficando independente da empresa e não existindo mais nenhum tipo de mensalidade, cumprindo, assim, com a exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Confira os cruzamentos que devem receber o conjunto semafórico:

– Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Juliano Costa Marques

– Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Argelia

– Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Senegal

– Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Kadri Informática

– Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Enio C. de S. Vieira

– Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Hotel Paiaguás

– Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Mc Donald’s – Próximo a Rua das Orquídeas

– Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Caixa Econômica Federal

– Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Decorliz

– Avenida Tenente Coronel Duarte x Historiador Rubens de Mendonça X Avenida Mato Grosso

– Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Cel. Escolástico x Rua Voluntários da Pátria

– Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Campo Grande

– Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Getúlio Vargas

– Avenida Tenente Coronel Duarte x Travessa João Dias

– Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Generoso Ponce (boca da onça)

– Avenida Generoso Ponce x Rua 13 de Junho

– Avenida Generoso Ponce x Rua Joaquim Murtinho

– Avenida Isaac Póvoas x Rua Barão de Melgaço

– Avenida Isaac Póvoas x Rua Comandante Costa

– Avenida Getúlio Vargas x 13 de Junho

– Avenida Getúlio Vargas x Rua Joaquim Murtinho

– Avenida Getúlio Vargas x Rua Barão de Melgaço

– Avenida Getúlio Vargas x Rua Comandante Costa

– Miguel Sutil x Boa Vista

– Beira Rio x Oliveira x Sergio Mota (Rotatória)

– Avenida das Torres x Avenida Itália (Rotatória)

– Rua Dom Aquino x Clovis Hughenei

– São Cristóvão x Avenida Carmindo de Campos

– Avenida Beira Rio x São Cristóvão

Fonte: Olhar Direto