‘União com grupo de Paula pode viabilizar minha eleição para presidente’, diz Dilemário
O vereador Dilemário Alencar (União Brasil) afirmou nesta terça-feira (23) que, juntamente com a vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade), aceitou uma proposta de aliança feita pelo grupo da presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), para a disputa da Mesa Diretora do Legislativo cuiabano no biênio 2027/2028.
O grupo liderado por Paula Calil é composto por 12 vereadores. Dilemário explicou que vem dialogando com esse grupo desde o início de junho em busca de um entendimento para a disputa da Mesa Diretora.
“Na primeira reunião que tivemos, foi consensuada a defesa da alteração da data da eleição da Mesa Diretora para o dia 5 de novembro. Agora, o diálogo avançou para uma aliança visando à disputa da Mesa”, afirmou Dilemário.
O parlamentar explicou que o grupo propôs que, caso não sejam viabilizados, até o dia 15 de julho, os votos necessários para alterar o Regimento Interno da Câmara a permitir que Paula Calil dispute a presidência da Casa pela segunda vez consecutiva, os 12 vereadores passarão a apoiar sua candidatura à presidência. O quórum necessário para a mudança do Regimento Interno é de 18 votos.
“Eu e a Baixinha vamos ajudar a Paula a alcançar o quórum regimental. Caso ela alcance os 18 votos vai ter nosso apoio, mas não conseguindo, o compromisso é o grupo dos 12 passar a me apoiar para presidente”, explicou Dilemário.
O grupo da atual presidente da Câmara é composto pelos vereadores Adevair Cabral (SD), Demilson Nogueira (PP), Marcus Brito (PV), Samantha Iris (PL), Tenente-Coronel Dias (Cidadania), Rafael Ranalli (PL), Cezinha Nascimento (União Brasil), Kássio Coelho (Podemos), Wilson Kero Kero, Mário Nadaf (PV) e Marcrean Santos (MDB).
“Não se vence uma disputa pela Mesa Diretora sem composição. Entendemos que esse nosso posicionamento é uma estratégia que pode nos levar à vitória, pois são necessários, no mínimo, 14 votos para a eleição do futuro presidente da Câmara Municipal, e unidos com o grupo dos 12 podemos vencer”, concluiu o vereador Dilemário Alencar.