Temperatura pode despencar para 11ºC e Cuiabá deve bater recorde de frio no ano

Fonte:

As previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que a temperatura pode despencar para 11ºC em Cuiabá no próximo fim de semana. A capital mato-grossense deverá registrar o dia mais frio do ano. Há ainda uma pequena possibilidade de chuva na sexta-feira (05).

Para a próxima sexta-feira está prevista mínima de 19ºC e a máxima de 32ºC. Há uma pequena possibilidade de chuva na parte da tarde. No sábado, os termômetro devem cair bastante, sendo que na madrugada a temperatura poderá chegar aos 11ºC. Durante o dia, ela deve subir, mas não ultrapassará os 24ºC.

No domingo, Cuiabá deverá registrar a menor temperatura do ano. A previsão aponta que a mínima poderá ser de 10ºC, com a máxima podendo chegar aos 28ºC. A segunda-feira também começará com os termômetros na casa dos 13ºC. Durante o dia, a máxima prevista é de 34ºC.

Cuiabá registrou o dia mais frio do ano pela terceira vez consecutiva, no último dia 15 de maio. Os termômetros da capital mato-grossense chegaram a 16,5ºC, superando os 18,1°C da madrugada de terça-feira (14).

Friagem

Segundo o CPTEC, a partir desta quinta-feira (04), haverá a atuação de uma forte massa de ar frio de origem polar que provocará acentuado declínio das temperaturas na Região Sul, e posteriormente, no Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte do Brasil.

A intensa massa de ar frio na retaguarda da frente fria provocará acentuado declínio das temperaturas que favorecerá a ocorrência de geadas amplas e de forte intensidade na Região Sul do Brasil, provocando possivelmente transtornos ao setor agropecuário. Há também potencial para ocorrência de neve nos pontos mais altos da Região Sul, entre a sexta-feira (05/07) e o sábado (06/07). No sul da Região Norte (Sul do Amazonas, Acre e Rondônia) será observado o fenômeno da friagem, também provocando queda nas temperaturas principalmente no sábado.

Fonte: Olhar Direto