Utilizar o tênis como ferramenta para tirar menores dos vícios e descobrir campeões para Mato Grosso. Com esse intuito, o projeto social ‘Tênis nas Escolas’ será desenvolvido em Cuiabá a partir do segundo semestre deste ano. A iniciativa é do Instituto Mato-grossense de Tênis (IMT), que pretende alcançar, na sua primeira temporada, mais de 200 alunos de pelo menos cinco escolas da capital.
Ao apontar o projeto como uma oportunidade para dezenas de jovens talentos que precisam despontar, o idealizador do ‘Tênis nas Escolas’, Harrison Ribeiro, presidente do IMT, afirmou que a ideia de promover a inclusão de menores no esporte vai possibilitar a quebra do paradigma de que ‘só joga tênis quem tem dinheiro’. Segundo ele, a ideia é abrir espaço para quem tenha talento e a médio prazo colocar esses jovens no rumo do esporte de alto rendimento e promovendo a inserção nos campeonatos de nível regional a curto prazo.
“Nossa proposta é oferecer a inclusão destes menores, utilizando o esporte como ferramenta e acredito que muitos bons valores serão descobertos e podem se projetar a nível estadual e nacional. Nossa missão nesse processo será alavancar esse trabalho e posteriormente canalizar esses menores para o futuro”, afirma o presidente da IMT, que diz contar com apoio do Município para integrar as escolas ao projeto. Nesta parceria, o IMT entraria com a metodologia e a prefeitura com material.
O plano é começar com cinco escolas da rede pública tendo como alvo meninos e meninas na faixa etária dos 8 aos 16 anos. A tendência é, gradativamente, expandir o alcance no município, visando a massificação. “Este é nosso sonho e vamos lutar para dar essa oportunidade a talenos que estão ocultos”, afirma Harrison que também espera o apoio da iniciativa privada para reforçar a iniciativa.
O IMT já tem estrutura preparada e estratégia elaborada para dar ‘start’ ao projeto. As quadras do Tennis Company, em Cuiabá estão prontas para receber o projeto, com uma equipe de quatro treinadores. Por lá, há também fisioterapeuta, preparador físico, odontólogo, psicóloga e nutricionista. Hoje essa equipe atende os atletas que participam do projeto de alto rendimento desenvolvido pela Tennis Company que no futuro pode ser integrada ao ‘Tênis nas Escolas’.
E alto rendimento passou a ser a aposta do IMT que investiu em estrutura para treinamento, com foco na promoção de atletas. Assim, alguns tenistas treinados nas quadras do Tênis Company começaram a se projetar nacionalmente. Esse é o caso do promissor Enzo Galvão, campeão brasileiro de duplas (categoria 8 anos) e apontado como grande valor no tênis regional.
Outra revelação é Dudu Livas Eduardo, campeão brasileiro de duplas e simples (9 anos), que pretende chegar ao profissionalismo no futuro. Dudu que este ano conquistou dois títulos nacionais (duplas e simples), na categoria 9 anos, se espelha no ídolo Roger Federer. “Também quero ser um grande campeão. Todos que hoje estão aqui, sonham com a glória”, afirma o atleta que sente sua performance melhorando a cada dia.
Entre as garotas, ao menos duas são consideradas boas promessas e vêm despertando a atenção da modalidade. Uma delas é Júlia Romio, de 12 anos, que despontou como revelação na 3ª classe feminina. A amiga Lara Bela Santos, de 16 anos também é outra tenista de destaque. Depois de se qualificar como a 1ª do Estado na 2ª classe feminina, Lara Bela está entusiasmada. “Quero ser uma profissional. Com as orientações que venho recebendo e minha dedicação, percebi que minha performance está cada dia melhor”, afirma a jovem tenista.
Dentro do projeto de alto rendimento, 15 atletas treinam sob o comando de quatro técnicos. Entre eles, está o professor Livas Tarcílio, que já foi finalista do Campeonato Brasileiro Gerdau e hoje transmite sua experiência em treinos diários das 15 às 17 horas nas quadras do Tennis Company. “Temos aqui um grupo muito forte com excelentes tenistas e valores que vão subir no pódio, com certeza. O projeto está indo muito bem e vislumbro a expectativa de que novos tenistas daqui irão surpreender em competições nacionais, em breve”, afirma o técnico.
E os próximos desafios da equipe já têm data. Trata-se do Campeonato Brasileiro que acontecerá entre os dias 15 e 19 de julho na cidade de Uberlândia (MG) e a Copa das Federações de 20 a 23 do mesmo mês. Ao menos 15 atletas de Cuiabá devem tomar parte nas disputas, incluindo oito tenistas treinados no projeto de alto rendimento do Tennis Company.
Fonte: Cuiabano News