Prefeitura multa 194 estabelecimentos e estuda como acabar com aglomeração

Fonte:

A Prefeitura de Cuiabá informou, nesta terça-feira (28), que já foram lavradas mais de 194 multas a estabelecimentos que descumpriram os decretos elaborados pela equipe do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) de enfrentamento ao novo coronavírus. Além disto, está sendo estudada uma forma de acabar com as aglomerações em lotéricas e agências bancárias.

Em nota, a prefeitura informou que já foram mais de 194 instrumentos fiscais lavrados a estabelecimentos de distintos segmentos,  registradas pelas equipes compostas por agentes da força tarefa em atuação.

Quanto ao número de denúncias nesta segunda-feira (27), foram catalogadas 29, por meio dos canais de Disque-denúncia da Secretaria de Ordem Pública (Sorp) e via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Matéria continua após a publicidade

A Prefeitura de Cuiabá já estuda medidas para tentar mitigar o problema de aglomerações perante a lotéricas e agências bancárias.

Nesta terça-feira, Polícia Militar, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Vigilância Sanitária realizaram uma ação de fiscalização e orientação nas lojas do centro de Cuiabá com o objetivo de explicar aos comerciantes e clientes sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras. A partir da próxima semana, os estabelecimentos que tiverem pessoas circulando sem o equipamento de proteção poderão ser autuados com multa de R$80 por indivíduo.

A obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos públicos e privados teve início em 13 de abril, após o lançamento da campanha “Eu cuido de você. Você cuida de mim”, que aponta o equipamento como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. O uso obrigatório das máscaras foi instituído no Decreto 437/2020, publicado em 3 de abril.

O comércio voltou a funcionar em Cuiabá na última segunda-feira (27), e o Olhar Direto flagrou algumas aglomerações e pessoas sem a máscara, o que facilita a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Em Várzea Grande, o comércio de rua voltou no sábado (25), e o shopping pode abrir também na segunda-feira (27).

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, no fim desta terça-feira (28), que foram 263 casos da Covid-19 foram confirmados em Mato Grosso.

Fonte: Olhar Direto