Preço da gasolina despenca e etanol encontra estabilidade em MT

Fonte:

A semana foi de queda de preços dos combustíveis nas bombas de Mato Grosso, principalmente do etanol e da gasolina, que possuem os melhores preços nos postos de Várzea Grande: etanol (R$ 3,66) e gasolina (5,76).

A queda mais expressiva foi sentida na gasolina, que em quatro semanas despencou mais de 15% nos postos de Mato Grosso, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Já em relação à última semana, a queda no preço da gasolina foi de quase 6%.

Quanto ao etanol, os preços já estavam em queda nas últimas semanas e parece ter encontrado uma sustentação, na casa dos R$ 3,60.

Já o óleo diesel S10 teve uma queda mais discreta nas últimas quatro semanas. Essa queda menor no diesel pode ser explicada pelo fato de que Mato Grosso já tinha o ICMS do combustível em 16%, ao contrário da gasolina, que estava em 23%.

Com a nova legislação federal que estabeleceu o ICMS dos combustíveis em, no máximo, 17%, pouca coisa alterou no cenário do diesel. Além disso, a retirada do Pis/Cofins, imposto federal, o que também contribuiu para as quedas de todos os combustíveis.

Em entrevista ao Estadão Mato Grosso nessa semana, o diretor-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Mato Grosso (SindiPetróleo), Nelson Soares, já havia antecipado que o etanol tinha encontrado sua estabilização, mas pontuou que caso a gasolina siga caindo, o biocombustível também deve acompanhar para manter a paridade.

“O etanol deu uma sustentada agora, mas se a gasolina cair, eu acredito que ele cai também. A gasolina, o diesel, caiu bem já bomba, diminuiu bastante”, afirma Nelson.

Fonte: Estadão de MT