Ouvidoria setorial do HMC registra aprovação de 95% em 2021

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Com a missão de dar vez e voz aos cidadãos dentro da Prefeitura de Cuiabá, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) tem desempenhado sua função com eficácia. É o que comprova a unidade setorial do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Em 2021, uma pesquisa de satisfação registrou uma aprovação de 95% (ótimo e bom), referente aos serviços prestados pelo complexo hospitalar. Ao todo, 3.864 pacientes foram ouvidos.

A Ouvidoria é o meio de comunicação oficial entre o Executivo Municipal e a população, responsável pelo recebimento de dúvidas, elogios, reclamações, sugestões e denúncias, respondendo às manifestações de forma célere.

O diretor do HMC, Dr. Paulo Rós, afirma que os projetos apresentados pela ouvidoria têm contribuído diretamente em melhorias internas e externas, alcançando resultados positivos.

“Todas as ferramentas (caixas de sugestões instaladas em pontos estratégicos do hospital, Linha telefônica aberta para contato direto com o Diretor, Pesquisa de satisfação com acesso facilitado via QR Code), entre outras inovações implantadas pela Ouvidoria e pela Diretoria da unidade, tem apenas um único objetivo: ouvir melhor a população atendida no HMC, as suas alegrias, angústias e principalmente as suas reais necessidades.”, pontuou o gestor.

O questionário avaliou todos os setores da unidade de saúde, começando pela enfermaria até a urgência e emergência, ambos conquistaram índices positivos, acima de 85%. A meta para este ano é ampliar a ferramenta, ouvindo o maior número de pessoas possíveis.

Para o ouvidor-geral, Heitor Reyes, a equipe vem desempenhando um excelente trabalho, em especial, na humanização dos atendimentos entre os pacientes e seus familiares,  principal marca da Gestão Emanuel Pinheiro. “A ouvidoria do HMC faz um excelente trabalho entre os pacientes, funcionários, médicos e a população em geral. É um exemplo para que possamos melhorar a eficiência dos serviços públicos. As pessoas que estão internadas no hospital e que estão sofrendo por alguma doença, precisam ser assistidas e acalentadas pela administração municipal. Parabéns a toda a equipe do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC pelo grande trabalho”, destacou.

O trabalho consiste na análise individual das demandas. Em seguida, são encaminhadas aos departamentos responsáveis. Após o registro, um protocolo é gerado, possibilitando que o cidadão acompanhe sua dúvida pela internet, dispensando a necessidade de comparecimento presencial. O prazo para retorno é de 20 dias, porém, o mesmo pode ser prorrogado por mais 10, conforme a legislação.

O expediente na unidade setorial no complexo hospitalar ocorre de maneira remota, em razão da pandemia e surtos gripais no município. Com isso, os usuários podem entrar em contato com a ouvidoria do HMC pelo telefone: (65) 3318-4875 ou pelo e-mail: ouvidoria.hmc@cuiaba.mt.gov.br.