Município de MT é o décimo com umidade mais baixa do Brasil

Fonte:

A cidade de Sinop (480 km de Cuiabá) foi classificada como a décima cidade com a menor umidade relativa do ar do Brasil, pelo boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nesta quinta-feira (05).

Conforme o balanço meteorológico, a baixa umidade relativa do ar se dá por conta do predomínio de uma forte massa de ar quente e seca sobre o centro do Brasil. Esta massa de ar se estende pelos estados de Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

Em primeiro lugar, com apenas 8% de umidade está o município de Gama, localizado no Distrito Federal. Em seguida, estão as cidades de Brazlândia (DF), Brasília (DF), Peixe (TO), Formosa do Araguaia (TO), Goianésia e Luziânia (GO), Goiânia (GO) e Sinop.

Os 12% de umidade relativa do ar registrados em Sinop se assemelham à umidade de regiões desérticas, onde a porcentagem de distribuição de partículas de água no ar pode variar entre 10% e 15%.

Matéria continua após a publicidade

Durante a última semana, a probabilidade de chuvas em Mato Grosso foi baixa. A porcentagem de chance de chuvas em alguns municípios do estado esteve em torno dos 5%.

O registro meteorológico do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) apontou que os índices de raios ultravioletas em Mato Grosso bateu a métrica 11, considerada elevadíssima.

Fonte: Hipernotícias