Inmet prevê frio em todo o país e mínima de 8ºC em Cuiabá

Fonte:

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam uma queda acentuada na temperatura de todo o país. De acordo com o instituto, o frio começa neste domingo (15), no sul do país, e avança em direção ao norte do Brasil. Para Mato Grosso, a previsão é de que essa frente fria chegue no sul do Estado a partir de segunda, podendo chegar com força a Cuiabá ao longo da semana e fazendo a temperatura despencar à mínima de 8ºC.

O Inmet aponta que neste domingo o calor ainda predomina em Cuiabá com a temperatura alcançando até 35ºC. Já na segunda-feira (16.05), a previsão é de céu nublado e temperatura variando de 23ºC a 29ºC. NA terça-feira, a previsão é de temperatura mínima de 21ºC. Na quarta, cai para 15ºC e, quinta-feira, a previsão é de que a temperatura mínima possa chegar a 8ºC em Cuiabá e a máxima chegue a 21ºC.

Geada

Matéria continua após a publicidade

Segundo Inmet, há tendência de geada na Região Sul do país entre os dias 17 e 25. Há, inclusive, previsão de geada forte em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção da região litoral, no norte do Rio Grande do Sul e no centro do Paraná, estendendo-se até o sul, também com exceção do litoral.

Existe ainda, segundo o Inmet, uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense entre a noite do dia 16 e madrugada do dia 17.

“Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, frutos)”, explica o instituto. A Geada pode ser provocada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento.

Fonte: PNB