Estado analisa implantação de ‘botão do pânico’ para ampliar segurança a motoristas de aplicativo

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A Secretaria de Segurança Pública criou um grupo de trabalho para estudar as medidas que podem melhorar a segurança dos motoristas de aplicativos de Mato Grosso. Entre as iniciativas estão a reativação do “Projeto Sentinela” e o uso do “Botão do Pânico”, além de palestras com instruções aos profissionais e cartilhas.

O grupo foi criado na última quinta-feira (18) durante reunião entre representantes do Sindicato dos Motoristas de Aplicativo de MT, deputados estaduais e o secretário-adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Tinoco.

O encontro ocorre após o assassinato de três motoristas de aplicativo na última semana em Várzea Grande. Elizeu Rosa Coelho, Nilson Nogueira e Márcio Rogério Carneiro foram sequestrados e mortos com requintes de crueldade. Os corpos foram encontrados somente nesta semana. Dois menores e um adulto foram presos e confessaram a barbaridade.

Botão do Pânico

Conforme Tinoco, o Estado vai avaliar a viabilidade da ideia e buscar referências em outros estados brasileiros. “Isso demandará alguns dias, pois precisamos verificar em quais estados essa ferramenta já está em funcionamento. Assim, poderemos avaliar sua viabilidade para Mato Grosso, o que beneficiará não só os motoristas de aplicativo, mas toda a população”.

Projeto Sentinela

Já a reativação do projeto Sentinela foi garantida. A medida cria um grupo de aplicativo de mensagens, no qual os motoristas participantes do projeto vão poder compartilhar informações sobre situações de risco e fazer denúncias aos policiais – o que não exclui a necessidade de informar a ocorrência primeiramente via 190.

Central de Atendimentos

Além disso, o secretário-adjunto acrescentou que a Polícia Civil fará orientações aos plantonistas da Central de Ocorrências sobre a importância de informar nos boletins de ocorrências os crimes ocorridos no exercício da profissão. “Esse tipo de registro facilita o acesso a informação para termos dados estatísticos mais seguros”.

O Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) irá qualificar os servidores da Central de Atendimentos para garantir celeridade nos chamados dos motoristas de aplicativos que estiverem em situação de risco. “Foram acolhidas as demandas relacionadas ao atendimento do Ciosp com a finalidade de verificar adequações e atender não só os motoristas, mas também a comunidade em geral de maneira eficiente”, afirmou.

Fonte: Repórter MT