Empresários fazem carreata para que prefeitura reabra comércios em Cuiabá

Fonte:

Um grupo de comerciantes realizou uma carreata pelas ruas de Cuiabá pedindo a reabertura de parte do comércio que ainda está fechado por conta da pandemia da Covid-19, o coronavírus. A manifestação, feita sob a premissa de retomada das atividades laborais e redução dos danos econômicos, foi feita no dia em que a Capital divulgou três mortes pela doença que ocorreram no período das últimas 72 horas.

Em seus carros, empresários pediam pelo retorno das atividades de bares, restaurantes, shopping centers e academias – que ainda estão fechados como forma de conter o espalhamento do vírus pela Capital, que é a cidade mato-grossense com maior registro de casos de coronavírus, segundo dados da secretaria de Estado de Saúde (SES).

Por meio de imagens, é possível ver que um dos manifestantes inclusive transportou um caixão em seu carro com o dizer “aqui jaz um CNPJ e milhares de CPFs”, representando a falência de uma empresa e as possíveis consequências para a população.

Matéria continua após a publicidade

A concentração do ato foi feita em frente ao tradicional restaurante cuiabano Choppão, localizado em uma das áreas nobres de Cuiabá. Em vídeos, é possível ver diversas pessoas utilizando máscaras, mas desrespeitando o limite mínimo de distanciamento social, o que vai de encontro às orientações da prefeitura de Cuiabá, do governo estadual e da Organização Mundial da Saúde.

HNT/HiperNotícias entrou em contato com a prefeitura, a fim de esclarecer se o Executivo municipal tomaria alguma providência em relação à manifestação. Confira a nota completa a seguir:

“O Município compreende a reivindicação das categorias e tem trabalhado para que garantir que a retomada de cada uma das atividades aconteça da forma mais segura possível para os empresários, colaboradores e clientes.

Desde o dia 27 de abril, tem colocado em prática um plano estratégico, com o aval técnico e as devidas medidas de biossegurança adotadas.

Para os setores que ainda não retornaram, o Município continua avaliando o comportamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na Capital, para que a medida seja aplicada no momento certo.

Durante esse período, a Prefeitura segue mantendo o diálogo aberto com todos os setores e busca de uma solução em conjunto.

Destaca que, por ter adotado medias rígidas desde o inicio, Cuiabá tem conquistados resultados positivos, se comparado com o cenário nacional.

No entanto, tais resultados não significam que a cidade voltou a viver uma situação de normalidade.

As previsões de especialistas da área destacam que, até o fim de junho, o número de infectados aumente e, diante dessa conjuntura, o Município trabalha para proteger e evitar que a capital mato-grossense entre neste cenário.”

Fonte: Hipernotícias