Defesa Civil e Inmet emitem alertas de frio e tempestades para MT

Fonte:

Onda de frio e chuvas intensas são esperadas para as próximas horas em boa parte de Mato Grosso. As condições adversas levaram o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil Nacional a emitirem alertas de perigo para a possibilidade de tempestades para diversos estados brasileiros, incluindo Mato Grosso. Os alertas são válidos desta sexta (10.06) até a segunda-feira (13.06).

Conforme o Inmet, é esperada chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e até queda de granizo. O alerta mais intenso é para as regiões sudoeste mato-grossense e centro-sul mato-grossense. Nestas áreas há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Já o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, alertou para a queda de temperatura a partir de hoje. O órgão emitiu um comunicado recomendando que as defesas civis estaduais e municipais adotem as ações de preparação cabíveis e reforcem a divulgação de informações para alertar a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

Além disso, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) seguirá, durante todo o período crítico, trabalhando em escala de plantão para acompanhar as ações de enfrentamento ao frio intenso e comunicar o registro de qualquer ocorrência significativa, especialmente em estados do Sul do Brasil.

Frente fria

A mudança no tempo de diversos estados brasileiros se deve a uma nova frente fria. O fenômeno aumenta as áreas de instabilidade que já estão espalhadas sobre os estados de São Paulo,  Rio De Janeiro,  parte de Minas Gerais,  Mato Grosso do Sul,   Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso. Conforme a empresa de meteorologia Climatempo, uma forte massa de ar fria de origem polar vem junto com essa frente fria e caracteriza a terceira onda de frio do ano de 2022 a se espalhar sobre o Brasil.

Previsão do tempo para Cuiabá 

Nesta sexta (10.06), o dia deve permanecer chuvoso e não deve passar dos 21ºC. A mínima prevista é de 18ºC. No sábado (11.06), há menos chances de chuva. A temperatura mínima prevista é de 16ºC e máxima de 22ºC.  No domingo (12.06), o dia esfria ainda mais. A mínima não deve passar dos 12ºC. A temperatura volta a cair na segunda-feira (13.06), com mínima prevista de apenas 11ºC. Na terça-feira (14.06) deve voltar a chover. Neste dia, a temperatura mínima esperada é de 12ºC e a máxima é de 28ºC.

Fonte: PNB