Cuiabá vira jogo sobre o Avaí fora de casa e respira fora do Z-4; veja gols

Fonte:

Há vários jogos sem estufar as redes, o Cuiabá desencantou e se reabilitou na Série A do Brasileirão. Em jogo realizado na manhã deste domingo (3), no estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Dourado venceu o Avaí por 2 a 1 em uma bela virada em duelo válido pela 15ª rodada. Eduardo colocou o Leão da Ilha na frente, para a alegria da torcida nas arquibancadas, no entanto, o Dourado reagiu e virou com gols de Valdívia e Joaquim, ambos na segunda etapa.

Com a vitória, o Cuiabá somou 16 pontos e foi para a 16ª colocação na tabela, saindo momentaneamente da zona de rebaixamento, no entanto, pode voltar ao Z-4 se América e Goiás não perderem seus jogos, ainda nesta rodada. Um dos destaques do Dourado foi o zagueiro Joaquim que fez ótima partida e ainda marcou o gol da vitória. Valdívia, que atuou no Avaí – seu último clube, antes de voltar a Mato Grosso -, não comemorou o gol de empate, em respeito ao clube, onde ainda tem muitos simpatizantes, inclusive, boa parte da torcida do Avaí. Contudo, valeu a lei do ex.

Primeiro tempo

O Cuiabá começou a partida em cima dos donos da casa e levou perigo à defesa azurra logo aos sete minutos. Após cobrança de escanteio de Rafael Gava, Marllon subiu alto e viu a bola passar raspando na trave direita de Douglas. A partir daí, o Avaí começou a dominar a partida até chegar ao gol, aos 29. Morato bateu de fora da área, e Walter deu rebote. Eduardo, bem posicionado, pegou a bola e mandou direto na rede. Festa da torcida nas arquibancadas. O Dourado tentou reação, com Valdivia, em chute perigoso, mas o Leão foi para o intervalo com a vantagem.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final começou com comemoração no lado do Cuiabá. Logo aos três minutos, a zaga do Avaí afastou mal, e Valdívia, ex-jogador do time de Santa Catarina, finalizou rasteiro. A bola beliscou a trave e entrou. Os visitantes tiveram a chance da virada na sequência, com Rodriguinho, e ele mandou para fora. De tanto insistir, o Dourado conseguiu ficar à frente. Joaquim aproveitou o rebote de Douglas na cabeçada de Rodriguinho e correu para o abraço. Barroca mexeu na equipe, mas o empate não veio.

O Cuiabá também buscou o terceiro gol e teve chances de ampliar, mas o placar não foi mais alterado. No restante do jogo, foi ataque contra defesa. O Avaí em cima e o Cuiabá, com mais zagueiros (que entrou na vaga de um atacante), apostando em contra-ataques e segurando o 2 a 1.

Avaí x Cuiabá: visitantes venceram o jogo

Avaí x Cuiabá: visitantes venceram o jogo (Foto: Frederico Tadeu / Avaí FC)

Veja os melhores momentos

COMO FICA?

Com o resultado, o Cuiabá soma os três pontos, chega aos 16 e deixa a zona de rebaixamento da Série A. O time é o 16º, mas pode ser ultrapassado por Coritiba e América-MG até o encerramento da rodada. O Avaí segue com 18 e no 11º lugar.

Próximos jogos

As duas equipes terão a semana completa para se prepararem para o próximo compromisso no Brasileirão. O Avaí entra em campo no sábado, 9 de julho, às 16h30 (de Brasília), contra o Bragantino. O Cuiabá enfrenta o Botafogo no dia seguinte, às 19h (de Brasília), na Arena Pantanal. As partidas são válidas pela 16ª rodada.

AVAÍ 1 X 2 CUIABÁ
15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 3/7/2022
Local: Ressacada, Florianópolis (SC)
AVAÍ: Douglas; Kevin, Raniele, Arthur e Cortez; Lucas Ventura, Eduardo (Gustavo, aos 26′ do 2ºT) e Bruno Silva; Morato (Dentinho, no Intervalo), Muriqui (Copete, no Intervalo) e Bissoli. Técnico: Eduardo Barroca
CUIABÁ: Walter; João Lucas (Daniel Guedes, aos 29′ do 2ºT), Marllon, Joaquim e Uendel; Camilo, Rafael Gava (Marcão, aos 40′ do 2ºT) e Kelvin Osorio (Paulão, aos 29′ do 2ºT) ; André Luís (Alesson, no intervalo), Valdívia (Felipe Matos, aos 35′ do 2ºT) e Rodriguinho. Técnico: António Oliveira
Gols: Eduardo, aos 29′ do 1ºT (1-0); Valdívia, aos 3′ do 2ºT (1-1); Joaquim, aos 19′ do 2ºT (1-2)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG-FIFA)
Cartões amarelos: Não houve