18 C
Cuiabá, Brasil
quarta-feira 29 maio 2024

Cuiabá segue como sensação da Série B e comemora liderança histórica

Fonte:

Desde que venceu a Chapecoense na última sexta-feira (28), na Arena Pantanal, o Cuiabá é o novo líder do Campeonato Brasileiro da Série B. E segue a liderança! O Dourado, que iniciou a sétima rodada empatando fora de casa com o Botafogo-SP (1 a 1), na terça-feira, foi beneficiado pela vitória do Avaí, por 2 a 0, sobre o Operário-PR, na tarde desta quarta-feira (02). O time mato-grossense, que ainda tem um jogo a menos, soma 14 pontos, a mesma pontuação de Paraná e América, mas leva vantagem no saldo de gols.

Mais do que a liderança, o Cuiabá se tornou nesta quarta-feira, a única equipe invicta da Série B com sete rodadas realizadas. No início da rodada, Vitória e Operário-PR também estavam invictos, mas acabaram perdendo. O time baiano foi o primeiro a cair, batido na terça-feira pelo Confiança (1 a 0), fora de casa. Nesta quarta, foi a vez do Fantasma perder a invencibilidade.

Em sua campanha na Série B deste ano, o Cuiabá iniciou empatando com o Brasil de Pelotas (1 a 1), em casa. Nos jogos seguintes, venceu o América por 1 a 0 (F), Confiança, 1 a 0 (C), Avaí, 2 a 0 (F) e Chapecoense por 2 a 1 (C). A sequência de vitórias foi interrompida com o empate diante do São Paulo por 1 a 1, fora de casa, na última terça-feira. Mesmo assim, o time comandado pelo técnico Marcelo Chamusca está sendo considerado pela crônica esportiva, como a sensação do campeonato.

A diretoria do Cuiabá ainda comemora o fato de o Dourado ser o único time das divisões A, B e C a não ter perdido nesta temporada. Apenas Palmeiras e Grêmio ainda não foram derrotados no campeonato da Série A.

Entre outros motivos a comemorar, a diretoria do Auri-Verde ainda põe a matemática na ponta do lápis: com apenas sete rodadas realizadas, o Dourado já ultrapassou 20% da meta de subir para a Série A. Isso porque:

Com 14 pontos, a equipe cuiabana precisa somar, ao final de 38 rodadas um total de 65 pontos, que é o número médio para o acesso. No ano passado, o Bragantino foi o campeão da segundona somando 75 pontos, mas, bastou 62 para o Atlético-GO subir, como o quarto colocado.

Liderança histórica

Os números da campanha do Cuiabá nesta temporada também apontam para um feito histórico: Pela primeira vez, em mais de 40 anos, uma equipe de Mato Grosso crava a liderança da Série B. Fora da segundona por décadas, o Estado teve o Luverdense como representante por quatro temporadas (de 2014 a 2017), porém, o Verdão do Norte não conseguiu atingir a ponta da Série B.

Se chegar até este ponto não foi fácil, mas difícil é manter. Na próxima rodada, em jogo marcado para este sábado (5), a partir das 15h30 (horário de MT), no estádio Barradão, o Dourado enfrenta o Vitória, um adversário difícil de ser batido em seus domínios. Mesmo que perca essa partida, o Cuiabá terá a chance de recuperar a liderança se vencer o CSA no dia 16 deste mês em jogo que foi adiado da terceira rodada.

Ajuda do Avaí

Para voltar a dormir na liderança outra vez, o Cuiabá contou com a ajuda do Avaí que recebeu o Operário, no estádio da Ressacada. O Leão evitou a liderança do Operário e garantiu a segunda vitória seguida ao fazer 2 a 0 nos paranaenses nesta quarta-feira. Pedro Castro e Daniel Amorim fizeram os gols dos mandantes. Essa foi a terceira vitória do Avaí que chegou aos nove pontos, a quatro do G4. O Operário, que perdeu sua invencibilidade, soma 12 pontos e também está fora da zona do acesso.

Confira a classificação da Série B (obs: até o fechamento desta matéria, não haviam terminados os jogos CRB x Sampaio e Brasil-RS x Cruzeiro) 

Fonte: Cuiabano News