Cuiabá amanheceu nesta segunda-feira (29) com vento gelado e temperatura amena, com termômetros marcando 22°C. A chegada de uma frente fria à Região Sul deve derrubar as temperaturas, com declínio maior que 5°C nos próximos dias, deixando as manhãs e noites geladas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Neste domingo, Mato Grosso ficou em destaque no país como o estado com as maiores temperaturas já registradas neste ano. Cuiabá bateu recorde ficando em primeiro lugar de mais quente, com termômetros marcando 39°C. Rosário Oeste (102 km de Cuiabá), na Baixada Cuiabana, ficou em segundo lugar na lista do Inmet, com 38,6°C, e, em terceiro, Gaúcha do Norte (545 km ao norte de Cuiabá) com 38,2°C.
Nesta segunda-feira, o Inmet emitiu um alerta para Cuiabá e outras 61 cidades do centro-sul, sudeste e sul do Estado com queda da temperatura maior que 5°C, devido à passagem de uma frente fria no Sul do país, acompanhada de uma intensa massa de ar frio de origem polar.
Nesta segunda-feira, o dia será nublado com ventos gelados. Os termômetros registram mínima de 22°C e a máxima não chega a 35°C. Umidade do ar deve variar entre 15% e 60%.
Na terça-feira, a céu terá poucas nuvens, amanhecendo com termômetros marcando mínima de 18°C. A máxima prevista não ultrapassa 32°C. A umidade do ar continua em baixa nas horas mais quentes do dia e o índice deve chegar a 12% e não ultrapassar 50%.
A quarta-feira terá céu aberto com algumas nuvens de manhã e à tarde. À noite, o tempo será nublado. Os termômetros marcam mínima de 31°C e máxima de 38°C.
Na quinta-feira, a temperatura volta subir. O dia será de sol com poucas nuvens. Os termômetros marcam mínima de 23°C e máxima pode chegar aos 39°C. A umidade relativa do ar varia entre 13% e 40%.
A sexta-feira será de sol e altas temperaturas. A mínima prevista é de 24°C e a máxima, de 39°C. Os índices da umidade do ar podem chegar a 11% após as 16h.
Fonte: HNT