Chapada implanta barreira sanitária para selecionar visitantes

Fonte:

A prefeita de Chapada dos Guimarães (69 Km de Cuiabá), Thelma de Oliveira (PSDB), iniciou neste final de semana a implantação de duas barreiras sanitárias nas vias que dão acesso à cidade. Ela nega que tenha determinado o “lockdown”, e afirma que pessoas com sintomas da doença estão proibidas de entrarem no município.

Considerando o número crescente de casos de contaminação pelo COVID-19 no Estado de Mato Grosso, o Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 fará fiscalizações nas sextas-feiras, sábados e domingos.

“Primeira coisa, isso não é um lockdown, que tranca a cidade, é uma barreira educativa. Porque o que é que está acontecendo? Muitas pessoas vêm de Cuiabá para realizar churrasco e festas e isso tem feito como que muitas pessoas acabem sendo contaminadas por pessoas que vem visitar os seus parentes”, disse a prefeita.

Matéria continua após a publicidade

Segundo Thelma, serão realizadas nas barreiras a aferição das temperaturas e as pessoas deverão também responder a um questionário. Quem apresentar sintomas da covid-19, será encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Quem não quiser ir à UPA, não permitiremos o acesso dessa pessoa na nossa cidade”, completou ela.

A equipe de Saúde do Município irá realizar perguntas a fim de obter informações acerca da origem e locais de estadias, nos últimos 14 (catorze dias), de todos os ocupantes dos veículos, farão também a aferição de temperatura para obter outras informações sobre o estado de saúde atual dos passageiros.

Caso alguém apresente os sintomas do vírus a equipe irá promover o encaminhamento dos casos suspeitos à UPA, para realização de exames e isolamento domiciliar dos pacientes.

Considera-se caso suspeito a pessoa que apresentar alguns dos seguintes sintomas: temperatura corporal igual ou superior a 37,8º, tosse seca, dor de garganta, dor muscular (mialgia), dor de cabeça (cefaleia) e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais.

Fonte: PNB Online