Boa notícia! Cuiabá atinge 0% de ocupação em UTI para Covid

Fonte:

Após mais de dois anos de luta contra a pandemia do novo coronavírus, Cuiabá atingiu a marca de 0% de ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria pediátricos para Covid-19, ofertados pela rede pública instalada na cidade. Na Capital, já foram registrados 130.472 mil casos e 3.670 óbitos em decorrência da doença.

O índice foi comemorado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB): “Nos hospitais públicos zerou. Graças a Deus, hoje não temos nenhuma criança na UTI e nenhuma internada na enfermeira pediátricas. Já na UTI adulto, caiu de 20% para 12%, 14% a ocupação e reduziu para 10%, 11%, na enfermaria adulto”, informou.

“A pandemia está ficando para trás, graças à seriedade da nossa gestão, da nossa equipe, dos nossos servidores públicos e dos nossos profissionais da Saúde”, acrescentou.

Ao que considerou um sucesso na guerra travada contra o coronavírus, o prefeito também creditou a redução dos casos à vacinação da população cuiabana contra o vírus.

“Cuiabá é referência nacional na vacinação para Covid-19. Para se ter uma ideia, cerca de 1,2 milhão doses de vacinas foram aplicadas até hoje”, citou.

Para ele, os índices são positivos.

“Na população de 18 anos acima quase 98% vacinadas, entre os adolescentes de 11 e 17 anos, 87% imunizados e até as crianças que os pais estavam temorosos já superaram a casa dos 35%”, frisou.

FECHAMENTO DO CENTRO DE TRIAGEM – Com a queda no número de casos de Covid-19 ativos, o Centro de Triagem, instalado na Policlínica do Coxipó, já tem data para fechar.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, o serviço funciona somente até hoje (14).

“Dizem que fechar unidade de Súde é notícia ruim, mas essa é boa. Vai funcionar até quinta-feira e, a partir de Sexta-feira da Paixão, 15, já estará fechado o Centro de Triagem da Policlínica do Coxipó para Covid-19”, informou.

A unidade foi aberta diante da ameaça da terceira onda do coronavírus, provocada pela variante ômicron. “

Muita gente começou a testar positivo, a ter sintomas e o poder público já não estava aguentando nas unidades ambulatoriais de conter ou de orientar uma gama muito grande de pessoas que procuravam as unidades e a prefeitura sozinha abriu um centro de triagem para Covid-19 e milhares de testes foram feitos ali”, disse.

Segundo Pinheiro, o centro cumpriu o seu papel. “Pouquíssimas pessoas estão indo ao centro de triagem e a estrutura que temos hoje já dá conta de fazer os testes sem filas, sem tormentos e sem demora”, afirmou.

SEM MORTES – Mato Grosso não registrou nenhuma morte causada pelo coronavírus, nas últimas 24 horas.

A informação consta no Painel Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, com base em informações das secretarias municipais das 141 cidades do Estado.

Nesse mesmo período, foram notificadas 287 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado.

Fonte: Diário de Cuiabá