BID pode financiar projetos para os 300 anos de Cuiabá

Fonte: Da Redação

Buscando a captação de investimentos para serem aplicados no desenvolvimento da mobilidade urbana, turismo, meio ambiente, tecnologia e gestão, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou nesta quinta-feira (17) de uma reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington DC. O encontro foi realizado com a missão de tentar obter recursos, por meio da contratação de empréstimos ou a fundo perdido de projetos desenvolvidos pela instituição multilateral.

Esta foi a sétima agenda oficial que o gestor do Município cumpriu desde sua chegada aos Estados Unidos, no intuito de viabilizar as ações e programas para a Cuiabá dos 300 anos.

Na ocasião, o prefeito pôde apresentar para associados, conselheiros, consultores e especialistas da instituição financeira, a defesa dos diversos projetos que tem trabalhado para executar na capital mato-grossense até o ano de comemoração dos 300 anos. Durante o compromisso, o chefe do Executivo teve ainda a oportunidade de conhecer a visão institucional, instrumentos e processos de construção de projetos adotados pelo banco.

“Como prefeito de Cuiabá, quero que os 300 anos da nossa cidade, além de um momento histórico, sirva também para avançarmos em termos de infraestrutura, qualidade de vida, na cultura e também no turismo, onde temos um grande potencial de desenvolvimento. Por isso estamos buscando esses investimentos. Saio da reunião com um sentimento extremamente positivo e confiante de que conseguiremos avançar ainda mais nessa parceria para construirmos uma Cuiabá muito melhor para se viver”, comentou Pinheiro.

Divididos em diversas áreas, os planos do prefeito abrangem a realização de ações como a construção de parque linear, na extensão de córregos da cidade, ciclovias, criação da “Cidade das Artes”, através do Museu de Cera e do Memorial Cuiabá 300 anos, edificação do Centro Geodésico da América do Sul – no turismo, entre outros.

A construção de um viaduto na rotatória da ponte Sérgio Motta, na avenida Beira Rio, uma trincheira no encontro das avenidas das Torres e Itália e  o Contorno Leste está entre as obras em que o prefeito busca investimentos.

O Contorno Leste, abrange entre outros bairros – desde o Distrito Industrial, passando pela Avenida das Torres, Osmar Cabral, Del Rey, Liberdade, Dr. Fábio até a Rodovia Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá a Chapada, totalizando 17,3 km.

Além disso, Emanuel pretende investir também na recuperação e revitalização das margens do Rio Cuiabá.