Aos poucos, a quarentena vai relaxando em Cuiabá; bares podem ser reabertos na próxima semana

Fonte:

Os primeiros passos para a retomada das atividades de bares, restaurantes e lanchonetes da capital já foram dados. Depois de uma série de reuniões com o comitê municipal de enfrentamento ao coronavírus, um plano estratégico para o retorno seguro foi solicitado pela Prefeitura aos empresários do setor.

O manual que segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) já está pronto. Com o “sinal amarelo” do prefeito Emanuel Pinheiro, os donos de estabelecimentos acreditam que já na próxima semana voltem a abrir salões e receber os clientes.

No novo formato de operação, bares e restaurantes teriam por exemplo, que reduzir a área de atendimento a 50% das mesas, mantendo espaçamento mínimo de 2 metros de distância entre elas.

Matéria continua após a publicidade

Limpeza e desinfecção de objetos e superfícies tocadas com frequência também seriam realizadas várias vezes ao longo do expediente, incluindo mesas, portas, comandas e máquinas de cartão. Fora as outras medidas básicas de segurança exigidas com a pandemia, como disponibilização de álcool gel 70% na entrada e em outros locais visíveis.

Delivery e retirada no balcão

Enquanto a liberação para o funcionamento não ocorre, quem pode, fortalece as entregas via delivery e por meio de retirada no balcão. Membros da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Seccional Mato Grosso, fizeram um vídeo relatando a situação do setor.

Fonte: O Livre