Para utilizar uma linguagem em voga, no futebol brasileiro, o Cuiabá Esporte Clube soube sofrer, na noite deste domingo, em Caxias do Sul, para arrancar a vitória por 1 a 0, em cima do Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, pela terceira rodada do Brasileirão 2022.
Com a vitória, o Dourado escalou nove posições na tabela e chegou à quarta colocação, aparecendo como ‘intruso’ no G-4 em sua melhor posição desde que chegou à elite do Brasileirão.
Um lance quase resultou em um gol espetacular para o Dourado no segundo tempo. O atacante Rodriguinho driblou cinco jogadores do Juventude e chutou para a defesaça do goleiro do Juventude (esse lance não foi editado nos melhores momentos, injustamente). No primeiro tempo, Valdívia acertou o travessão com cabeçada, da pequena área. No segundo tempo, o Juventude teve um pênalti a seu favor que foi desperdiçado por Pitta. A bola estourou no travessão.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo de partida, ainda que sem gols, foi marcado por um domínio do Juventude. Com 59% de posse de bola, o time de Caxias teve seis finalizações, mas apenas uma encontrou a direção do gol. A melhor chance veio aos 11 minutos: pelo lado direito, Rodrigo Soares cruzou para Pitta, que, livre na pequena área, tentou a finalização com o pé e mandou por cima da meta defendida por Walter. Pelo lado do Cuaibá, a melhor oportunidade da etapa inicial aconteceu já nos minutos finais: aos 43, Felipe Marques levantou na área para Valdívia, que carimbou o travessão do gol de César.
SEGUNDO TEMPO
O Juventude manteve a pegada na volta do intervalo, mas desperdiçou a melhor chance do jogo. Logo aos dois minutos, João Lucas chegou atrasado na marcação e derrubou Óscar Ruiz dentro da área. Após revisão no VAR, o árbitro assinalou o pênalti, mas, na cobrança, Pitta acertou a trave. O Cuiabá, por sua vez, cresceu de produção na partida com a entrada de Rodriguinho, que criou duas boas chances de gol: aos 30, o meia fez fila, invadiu a área e finalizou no canto para a defesa de César; pouco tempo depois, aos 32′, experimentou de fora da área e obrigou o goleiro a fazer mais uma boa defesa.
No entanto, foi nos pés de Elton que veio a vitória do Dourado. Depois de um escanteio na área do Juve, o VAR chamou o árbitro por um toque de mão de Vitor Mendes na área, e o pênalti foi assinalado. O zagueiro, inclusive, recebeu dois amarelos por reclamar e acabou expulso. Na cobrança, o atacante do Cuiabá não desperdiçou e deu números finais ao jogo.
Comprovando a validade da nova organização tática defensiva, o técnico Luís Carlos Preto Pintado armou o Dourado com duas linhas de quatro e, no ataque, deixou apenas André Felipe e o estreante Everton Cardoso – ex-Flamengo e São Paulo.
Veja os melhores momentos
Agenda cheia
O Cuiabá retorna direto para Mato Grosso, na madrugada desta segunda-feira (25). O clube mato-grossense enfrenta o River Plate, do Uruguai, na Arena do Pantanal, na noite da próxima quarta-feira (27/04), pela terceira rodada da Copa Sul-Americana 2022.
Pelo Brasileirão, o Dourado entra em campo novamente no próximo sábado (30/04), a partir das 18 horas, para enfrentar o Atlético Goianiense na Arena do Pantanal, em jogo válido pela quarta rodada. Se vencer esse jogo, o Dourado terá que secar Santos, Atlético-MG e Corinthians para chegar à liderança do campeonato já na quarta rodada.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
JUVENTUDE x CUIABÁ
3ª rodada da Série A do Brasileiro
Data: 23/4/2022
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
JUVENTUDE: César; Rodrigo Soares, Vitor Mendes, Rafael Forster (Paulo Miranda, aos 23′ do 1ºT) e William Matheus; Yuri Lima (Jean, no intervalo), Jadson, Chico e Óscar Ruíz (Bruninho, aos 39′ do 2ºT); Capixaba e Pitta (Ricardo Bueno, aos 22′ do 2ºT). Técnico: Eduardo Baptista
CUIABÁ: Walter; João Lucas, Marllon, Alan Empereur, Uendel; Marcão Silva, Pepê e Valdívia (Rodriguinho, aos 28′ do 2ºT); Felipe Marques (Marquinhos, aos 20′ do 2ºT [Paulão, aos 48′ do 2ºT]), Everton (Alesson, aos 20′ do 2ºT) e André (Elton, no intervalo). Técnico: Pintado.
Gols: Elton, aos 38′ do 2ºT (0-1)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr (PR)
Assistentes: Bruno Boschilla (FIFA/PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Silbert Faria Sisquim (RJ)
Cartões Amarelos: Jadson (JUV) – Marllon, Elton, João Lucas e Alesson (CUI)
Cartão Vermelho: Vitor Mendes (JUV)
No vídeo abaixo, veja o ‘quase’ gol de placa de Rodriguinho
Fonte: Cuiabano News