Cuiabá recebe 144 novos ônibus já adaptados para o BRT

Fonte:

Cuiabá terá 144 novos ônibus circulando nas ruas a partir de agosto, todos zero quilômetro. O anúncio foi feito pela Prefeitura. Os veículos estão recebendo câmeras de vigilância e o sistema de bilhetagem. Também serão equipados com elevadores para pessoas com a mobilidade reduzida, ar-condicionado e internet wi-fi.

Os novos carros serão incorporados à atual frota, composta atualmente por 382 coletivos. Esses ônibus atendem um total de 260 mil usuários por dia.

Adaptados para o BRT?

Ainda de acordo com a Prefeitura, esses novos ônibus foram projetados para que seja possível circular nos corredores exclusivos, aqueles utilizados em cidades que adotaram o BRT como modal de transporte.

Os veículos contam com quatro portas, sendo duas no nível da rua e duas no nível do corredor. Além disso, todos têm elevador e rampa de acesso, tornando os veículos 100% acessíveis.

Os 140 novos ônibus foram produzidos nas fábricas da Caio e da Marcopolo, instaladas em Botucatu (SP) e de Caxias do Sul (RS). Até o fim de julho, toda a nova frota de ônibus já terá sido entregue para Capital.

As linhas de ônibus foram divididas em quatro lotes, arrematados por quatro empresas distintas. São elas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA.

Fonte: O Livre