Veto ao fundão eleitoral pode causar mal-estar com congressistas, afirma Bezerra

Fonte:

A medida foi aprovada pelo Congresso na semana passada, no âmbito da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

O deputado federal Carlos Bezerra (MDB) não acredita que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) irá vetar o fundo eleitoral de quase R$ 6 bilhões para as eleições 2022. A medida foi aprovada pelo Congresso na semana passada, no âmbito da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

O montante é quase o triplo do valor reservado para as eleições do ano passado. Diante da repercussão negativa que teve a aprovação do fundo, o chefe da República sinalizou que pode vetar a medida, que foi aprovada enquanto ele estava hospitalizado.

Para Bezerra, se ele vetar a proposta, irá causar uma grande mal-estar com os congressistas, tendo em vista que ela foi avalizada por todos de forma unânime.

“Eu acredito que não vai vetar, senão ele vai ficar com uma situação muito ruim no Congresso. Isso foi aprovado por unanimidade e acredito que ele não irá vetar”, avaliou.

O emedebista afirma que não há condições de realizar campanhas eleitorais sem esse recurso, uma vez que o financiamento privado foi proibido. “Sou favorável. Isso é uma ilusão, você não faz uma eleição sem custo e hoje o dinheiro privado está proibido por lei, então tem que fazer eleição com recurso público”, finalizou.

Fonte: Leiagora