Cuiabá pode bater novamente o recorde histórico de calor ainda esta semana. Após registrar 42,7°C neste domingo (13), a maior temperatura da capital mato-grossense desde 1911, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê máximas que chegam a 44ºC nos próximos dias.
Nesta segunda-feira (14), a máxima prevista é de 42ºC, com predomínio do Sol e sem chances de chuva. O tempo fica seco e a umidade relativa do ar mínima fica em torno dos 10%. Na terça-feira (15), a mínima esperada é de 27ºC e a máxima fica em 41ºC.
Na quarta-feira (16), a mínima fica em 28º e a máxima chega aos 40ºC. As piores previsões estão previstas para a quinta-feira (17) e para a sexta-feira (18), quando as máximas podem chegar aos 44ºC, batendo novamente o recorde histórico de calor. Nesses dias, a umidade mínima fica em torno de 10% e há necessidade de reforçar a hidratação.
Para o final de semana, o Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), prevê um pequeno alívio. No sábado (19), a mínima é de 28ºC e a máxima é de 41ºC. Já no domingo, a mínima fica em 24ºC e a máxima em 35ºC.
Umidade
Índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%, como os que grande parte da região Centro-Oeste apresenta nesta época, requerem maiores cuidados com a saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nesses casos é necessário suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Fonte: PNB Online