Institutos de pesquisa ‘erram feio’ resultado em Cuiabá e VG: Botelho e Kalil são os maiores derrotados da eleição

Fonte:

As pesquisas de intenção de voto para Cuiabá e Várzea Grande não refletiram o resultado das urnas eletrônicas deste domingo (6). Em um cenário surpreendente, Eduardo Botelho (União) ficou de fora do segundo turno da disputa na capital. Em Várzea Grande, Flávia Moretti (PL) surpreendeu e desbancou Kalil Baracat (MDB), que era dado como reeleito pelos institutos de pesquisa.

Ao final da apuração das urnas, Abílio totalizou 39,60% dos votos válidos. Lúdio, que vai disputar o segundo turno com o liberal, alcançou 28,32% dos votos válidos, estando matematicamente no segundo turno. Botelho, que, de acordo com as pesquisas, tinha o passaporte garantido para o segundo turno, obteve 27,77%.

Na reta final, alguns levantamentos chegaram a apontar possibilidade de vitória de Botelho no primeiro turno. Em Várzea Grande, a candidata Flávia Moretti venceu com 50,54% e desbancou Kalil Baracat (MDB), que teve 44,84%. O emedebista não conseguiu a reeleição mesmo com apoio do governador Mauro Mendes (União) e da tradicional família Campos, que domina a política varzea-grandense.

Apenas o Instituto Atlas/Intel que realizou as pesquisas através do Instagram acertou, inclusive, que Botelho nem iria para o segundo turno.

Confira abaixo as principais pesquisas de intenção de voto divulgadas em Cuiabá

Gazeta Dados
Eduardo Botelho (UNIÃO): 38,15%
Abilio Brunini (PL): 28,57%
Lúdio Cabral (PT): 28,04%
Domingos Kennedy (MDB): 5,24%

QUAEST (TVCA)
Eduardo Botelho (UNIÃO): 36%
Abílio Brunini (PL): 35%
Lúdio Cabral (PT): 24%
Domingos Kennedy (MDB): 5%

Instituto Mais
Eduardo Botelho (UNIÃO): 44,8%
Abilio Brunini (PL): 27,9%
Lúdio Cabral (PT): 22,5%
Domingos Kennedy (MDB): 4,8%

Confira abaixo a pesquisas do Gazeta Dados em Várzea Grande

Gazeta Dados
Kalil Baracat (MDB): 64,94%
Flávia Moretti (PL): 29,88%
Leliane Borges (PT): 3,99%
Miltão (PSOL): 1,19%

(Com Olhar Direto)