Vereador quer proibir o uso de cigarro eletrônico em ambientes fechados

Fonte:

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) propôs que um projeto de lei na Câmara Municipal de Cuiabá para proibir o uso de cigarros eletrônicos e narguilés em ambiente de uso coletivo, privado ou público, que sejam fechados ou parcialmente fechados.

“A utilização de cigarros eletrônicos e de narguilés aumentou, principalmente entre jovens. E esse tipo de prática tem incomodado clientes de bares, restaurantes e casas noturnas. Tem também sido uma preocupação dos comerciantes desses ramos, visto que já está confirmado cientificamente que a fumaça do cigarro eletrônico e do narguilé causa danos irreparáveis ao pulmão”, disse o vereador Dilemário.

O vereador informou também que está aberto para a discussão sobre o tema, podendo seu projeto receber emendas sobre o assunto. Destacou ainda que a sua a proposta não impõe a proibição do uso de cigarros eletrônicos, narguiles e seus similares em vias públicas e espaços ao ar livre, bem como em residências.

“Além de fazer mal à saúde, o uso em ambiente fechado invade o espaço do próximo. A lei é também para assegurar o direito ao cidadão que não fuma de inalar a fumaça do produto indiretamente. Temos uma lei federal que não permite fumar nos estabelecimentos fechados, mas quando foi aprovada não existiam os dispositivos eletrônicos, então muitos locais estão permitindo o uso. Quem quiser utilizar tem o direito, mas em locais adequados e respeitando quem não faz uso de cigarros”, afirmou o vereador.

O parlamentar ressaltou que há estudos que indicam que a nicotina e outros produtos químicos liberados por vaporização, embora geralmente menos tóxicos do que os cigarros convencionais, podem causar danos não só aos pulmões, mas também ao coração.