Vacina contra H3N3 deve ser liberada somente em maio de 2022

Fonte:

A vacina para combater a nova infecção gripal que vem se espalhando em Mato Grosso nas últimas semanas deve ser liberada apenas em maio do próximo ano. A informação é do secretário de Saúde Gilberto Figueiredo (DEM), dada em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (28).

De acordo com o secretário, enquanto não chega a vacina, o surto da H3N3 deve ser combatido com as mesmas medidas de biosseguranças utilizadas no enfrentamento à covid-19.

“É uma cepa que a vacina não foi produzida ainda. Essa vacina deve chegar à disposição da rede básica de saúde, no plano nacional de imunização, lá pelo mês de maio do ano que vem. Então, as pessoas que tomaram a vacina da Influenza, elas têm uma certa proteção, mas não contra essa variante”, explicou o integrante do primeiro escalão estadual.

“Então, é importante ressaltar que as medidas tomadas para conter a covid são as mesmas para conter influência. Que as pessoas tenham prudência, continuem utilizando a máscara para que não volte a colapsar ao sistema saúde, a atenção básica, que é onde essas pessoas vão ser recebidas inicialmente”, disse.

Ele cita, inclusive, que esse atendimento é de responsabilidade total dos municípios e não da rede estadual. “Essa é uma obrigação de atenção básica de saúde, atividade nos municípios, o estado não tem nesse momento o que fazer, cada município a luz da sua situação tem que adotar as medidas necessárias”, finalizou.