Uso de máscara de proteção deixa de ser obrigatório em Mato Grosso

Fonte:

O governador Mauro Mendes (União Brasil) acabou com a obrigatoriedade do uso de máscaras como proteção individual em todo o território mato-grossense. O chefe do Executivo estadual revogou o artigo 1º do decreto 1.134, de 1º de outubro de 2021, que previa a obrigatoriedade.

A revogação será publicada em Diário Oficial do Estado que circulará nesta terça-feira (08.03). A partir da publicação, competirá aos gestores municipais a decisão sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual em espaços públicos e privados, tendo como base as circunstâncias sanitárias locais.

Para a atualização da medida, foram considerados os dados epidemiológicos da Covid-19 em Mato Grosso e a ampliação da imunização contra o coronavírus no estado.

Governador Mauro Mendes revogou uso da máscara em MT

No último final de semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou 1.798 novos casos e 19 mortes em decorrência do coronavírus.

Nesta segunda-feira (07), o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo sinalizou ser contrário a suspenção do uso do equipamento: “A princípio, queremos agir com prudência. Vamos fazer uma análise do momento epidemiológico. A orientação do Ministério da Saúde, por ora, é para continuar utilizando as máscaras”, afirmou o secretário.

No Estado, cidades como Nova Mutum e Sorriso já excluíram a obrigatoriedade do uso da máscara facial em locais fechados.