Um dia após ser o lugar mais quente do mundo, Cuiabá tem alerta para tempestades

Fonte:

Um dia após se tornar o lugar com a temperatura mais quente do mundo, no sábado (19), com temperatura média de 38 graus, Cuiabá deverá enfrentar tempestades e forte ventania, com risco de alagamentos no decorrer da semana.

O alerta é da Defesa Civil do Estado, que aponta chuva entre 20mm e 30mm, com ventos intensos, de 40 a 60 km/h. Assim, a semana deve começar com temperaturas mais amenas.

Conforme a previsão do site especializado Clima Tempo, a segunda-feira (21) deve ter pancadas de chuva ao longo do dia, com temperaturas variando entre 22 e 35 graus. A probabilidade de chover é de 83%, o volume previsto é de 15mm.

De acordo com a previsão, a manhã de segunda deve ser de sol forte, mas a chuva deve aparecer no período da tarde e com mais intensidade à noite, podendo ser acompanhada por raios.

Os dias de sol com variação de chuva devem durar até sexta-feira (25).

Na última sexta-feira (18), a Defesa Civil emitiu um alerta para o clima de “deserto” em Cuiabá, com umidade relativa do ar na casa dos 10%.

Com a umidade baixa, aumentam os riscos de incêndios, que podem prejudicar ainda mais a qualidade do ar, causando desconforto nos olhos, nariz e boca, além de infecções virais e bacterianas através das vias respiratórias.

Agora, os cuidados são com as tempestades. Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; Evite o uso de telefone, a menos que seja sem fio ou celular; Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos; Evite tomar banho durante a tempestade.

Fonte: Repórter MT