Sinop não aceita estimativa do IBGE de que tem apenas 142 mil habitantes

Fonte:

A Prefeitura de Sinop, a 503 km de Cuiabá, questiona o número de habitantes divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Secretário de Finanças de Sinop, Astério Gomes, encaminhou ofício ao IBGE questionando a estimativa do recente censo populacional, apresentada em setembro, que aponta Sinop com 142.996 moradores.

O ofício encaminhado pelo secretário, pede que o IBGE considere que Sinop tem 55.540 unidades consumidoras de energia. Fazendo uma estimativa de que pelo menos 4 pessoas moram em cada casa, o total da população de Sinop deveria ser de aproximadamente 222 mil habitantes.

Matéria continua após a publicidade

Também foram encaminhados dados da frota de veículos emplacados (121 mil) no município, o número de alunos matriculados, a quantidade de pessoas atendidas na rede de saúde e na área de assistência social. A cidade tem 214 bairros.

A estimativa populacional é utilizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do fundo de participação de estados e municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos e consequentemente para os repasses de recursos para saúde, educação, segurança, entre outros setores. Quanto maior for o número de habitantes, mais dinheiro virá para o município para várias áreas.

Fonte: G1 MT