Nesta terça-feira, 2, a Comissão de Infraestrutura do Senado deverá apreciar requerimento de audiência pública proposto pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) para debater os caminhos que devem ser tomados para a conclusão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá. A definição aconteceu na quinta-feira (27), após debate com especialistas em torno do Projeto de Lei 261/2018, que trata do Marco Regulatório Ferroviário.
Na audiência que debateu detalhes do PLS 261, Wellington relatou o que chamou de ‘angústia da população’ de Cuiabá com uma obra que iniciou em 2012, antes da Copa do Mundo no Brasil, e que cobra uma solução urgente. Sobretudo em função dos altos investimentos já realizados. Cálculos apontam para valores acima de R$ 1 bilhão.
“Precisamos debater as questões envolvendo o VLT do ponto de vista das soluções, sem paixões políticas. Queremos ajudar o governador e Mato Grosso a resolver essa ferida” – acrescentou” – frisou o senador.
Para Fagundes é fundamental nesse processo a participação da Comissão de Infraestrutura do Senado, uma vez que existem recursos federais envolvidos. Ele disse que o objetivo é ajudar no que for possível. Segundo ele, há disposição, inclusive, da bancada em ajudar a buscar os meios para conclusão do empreendimento. Ele ressaltou que o cidadão é quem perde com a obra parada, já que o Estado vem pagando juros altos e manutenção dos equipamentos, que sofre depreciação por falta de uso.
De acordo com o secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Carlo Pejo, já existe uma Comissão Especial formada por representantes de diversos segmentos envolvidos na operacionalização do processo para implantação do modal,. Ela foi formada a partir de uma reunião mantida com o governador Mauro Mendes, em Brasília. Participam os órgãos financiadores, como o BNDES e Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), e também de controle, como Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas.
O VLT de Cuiabá é considerado um dos mais representativos ícones das obras inacabadas do Brasil. De acordo com o secretário do Ministério do Desenvolvimento Regional a situação se deve uma sequencia de equívocos no processo de execução. Contudo, considera que há viabilidade no empreendimento, que, segundo ele, uma vez concluído, garantirá melhorias consideráveis à cidade.
Ferrovias em MT – A audiência pública para debater o futuro do VLT, a princípio, deverá acontecer no próximo dia 8, em Cuiabá, em evento a ser realizado em conjunto com a Assembléia Legislativa para tratar da expansão da Ferrovia de Rondonópolis a Cuiabá e o impacto econômico do Terminal Rodoferroviário na Baixada Cuiabana. Avaliar projetos da empresa na expansão da rede ferroviária dentro do Estado de Mato Grosso.
Fonte: Hipernotícias