Sedec promove audiência pública sobre o Plano de Marketing do Pantanal

Fonte:

A pasta adjunta de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realiza no dia 30 de maio, às 14h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, uma audiência pública para discutir a validação do Plano de Marketing do Pantanal.

Na ocasião, a empresa que venceu o processo licitatório para realizar o estudo que dará origem ao Plano, fará uma apresentação de todos os dados levantados recentemente. A contratação se deu por meio de um convênio firmado pelo Ministério do Turismo com a Sedec, feita com recurso federal.

Ao todo, o Plano é composto por cinco etapas e a audiência marca a 2ª delas que valerá para legitimar o diagnóstico realizado com informações sobre regiões, seus atrativos, questões como acessibilidade, infraestrutura, identificação de possíveis produtos e potenciais de promoção turística, rede hoteleira e outros.

Para esclarecer um dos pontos abordados, o superintendente de Políticas do Turismo da Sedec, Robson Quintino explica a diferença entre potencial e produto turístico. “Muita gente confunde os dois, mas, quando falamos em potencial o exemplo é aquele local que possui um atrativo, pode ser uma cachoeira, uma trilha, uma caverna antiga, um vilarejo histórico, mas que não dispõe de estrutura para o turismo, com acomodação ou infraestrutura de serviços. Por outro lado, o produto é algo mais concreto, pronto para ser comercializado aos turistas”.

Conforme o adjunto de Turismo, Jaime Okamura, esta audiência pública é de suma importância para dar prosseguimento ao Plano, porque vai trazer à tona informações valiosas que poderão ser acessadas e discutidas amplamente pela sociedade. “Queremos convidar a todos os interessados, trade turístico, estudantes, acadêmicos, empresários. O bioma Pantanal é tão singular que merece um planejamento estratégico para que possa se desenvolver como destino turístico, de forma sustentável, sem grandes impactos”, observa.

A Pires e Associados, que venceu a licitação, é uma empresa catarinense dedicada ao turismo de negócio e de eventos que presta consultoria para diversas entidades no desenvolvimento de projetos por meio de estudos, pesquisas, levantamento de dados, visando o fortalecimento estratégico do turismo.

Fonte: Da Redação