Secretário adjunto de Saúde de Sinop é a nona vítima fatal do coronavírus em MT

Fonte:

O secretário adjunto de Saúde de Sinop, Wirciley Fonseca, morreu na noite desta sexta-feira (24.04) após ficar mais de 20 dias internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Wirciley foi internado em estado grave no dia 29 de março com tosse e falta de ar, sintomas da covid-19.

Exames confirmaram que ele estava com a doença, mas Wirciley acabou contraindo uma infecção por bactéria que agravou o quadro de saúde dele. Segundo a Prefeitura, exames recentes apontaram que Wirciley havia superado a covid-19 e que a morte foi decorrente da infecção.

A Prefeitura de Sinop emitiu uma nota de pesar sobre o falecimento do secretário adjunto de Saúde Wirciley Fonseca. Confira a íntegra ao final da matéria.

Esse é o primeiro óbito registrado pelo município e envolve um profissional da Saúde municipal. De acordo com os Boletins da SES, as outras mortes causadas em decorrência da Covid-19 em Mato Grosso envolveram residentes dos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Aripuanã, Mirassol D’Oeste e Barra do Garças.

As informações oficiais sobre o óbito constarão no Boletim Informativo deste sábado (25).

Covid-19

O mais recente relatório técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, divulgado na sexta-feira, aponta que em 149 amostras encaminhadas ao Lacen, em Cuiabá, desde o dia 16 de março, 114 testes deram negativo para a covid-19 e outros 19 casos foram confirmados.

O documento aponta ainda que em Sinop há 10 pacientes recuperados e 10 amostras ainda aguardando liberação de resultado.

Atualmente, os pacientes com resultado positivo seguem acompanhados pela Secretaria de Saúde. Um está em UTI, um homem de 61 anos. Dentre os demais, três em isolamento domiciliar e quatro em final de quarentena, por não apresentarem mais sintomas da infecção.

Covid e outras compliações

O secretário adjunto de Saúde de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), Wirciley Fonseca, 45, passou por várias complicações da covid-19 que levaram à sua morte, na noite de sexta-feira (24). Segundo nota do hospital particular em que ele estava internado o quadro exigiu até a realização de hemodiálise, por causa da gravidade do paciente.

Nona vítima do novo coronavírus em Mato Grosso, Wircicley era servidor concursado da prefeitura e foi internado após passar mal e ter falta de ar intensa, um dos sintomas da covid-19. Foram 27 dias de internação, sendo 23 na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital particular.

“Ao apresentar os sintomas, houve evolução para insuficiência respiratória aguda, sendo necessária ventilação mecânica e uso de medicamentos para sedação e manutenção do quadro”, diz trecho da nota.

O óbito ocorreu em decorrência dos problemas causados no organismo, que já estava debilitado pela covid-19 e “exigiu que muitos meios fossem utilizados para manutenção da vida, entre os quais, por exemplo, hemodiálise, monitoração invasiva, sondas, cateteres e que apesar de serem extremamente necessários, podem contribuir para eventuais complicações”.

Também por meio de nota a prefeitura afirmou que “neste momento de luto, a prefeita Rosana Martinelli e toda a administração pública municipal expressam os sentimentos de condolência, paz e força aos familiares”.

Nota de pesar

A Prefeitura de Sinop emitiu na manhã deste sábado (25.04) uma nota de pesar sobre o falecimento do secretário adjunto de Saúde Wirciley Fonseca. Confira abaixo a íntegra da nota:

“É com profundo pesar que a Prefeitura de Sinop comunica o falecimento do servidor público Wirciley Fonseca, 45 anos, ocorrida na noite de sexta-feira, 24 de abril de 2020. Servidor de carreira da Prefeitura de Sinop, ele estava internado desde o final de março, quando deu entrada no Hospital Regional de Sinop com suspeita de coronavírus. Por meio de exame laboratorial, foi confirmada a infecção pela doença. 

A pedido de familiares, o sub-secretário foi transferido para um hospital particular de Sinop, onde vinha sendo acompanhado tanto pela família quanto pela Saúde municipal. Na evolução do tratamento, foi feito novo exame de controle para a Covid-19 e houve o resultado negativo pelo Lacen de Cuiabá. Contudo, por complicações em seu quadro, não resistiu.

Wirciley de Oliveira Fonseca era servidor efetivo desde 06 de outubro de 2005, cargo de engenheiro sanitarista, na Secretaria Municipal de Saúde. 

Neste momento de luto, a prefeita Rosana Martinelli e toda a administração pública municipal expressam os sentimentos de condolência, paz e força aos familiares”.

Fonte: PNB Online/Gazeta Digital