Sargento da PM é acusado de xingar mulher de ‘preta macaca’ em Cuiabá

Fonte:

O sargento da reserva da Polícia Militar Demétrio Rodrigues, 75 anos, foi conduzido à delegacia acusado de xingar uma mulher de ‘preta macaca’ no supermercado Dia a Dia, localizado no bairro Pedra 90, em Cuiabá, na noite de quinta-feira (10).

De acordo com a Polícia Militar, os policiais foram acionados para comparecerem ao mercado a fim de atenderem a uma ocorrência de injúria racial. No local, a vítima contou aos agentes que o sargento a teria chamado de ‘sua preta, sua macaca’.

Toda a cena foi vista por uma testemunha, que assegurou a versão apresentada sobre a injúria racial. Diante dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia, onde um boletim de ocorrência foi registrado. O caso será investigado pela Polícia Civil da Capital.

Injúria racial

Injúria racial é tipificada legalmente como crime no artigo 140 do Código Penal. Na normativa, há previsão de pagamento de multa ou, ainda, prisão de um a seis meses caso seja provado o cometimento do crime.

Em situações de injúria racial, as vítimas podem acionar a Polícia Militar por meio do telefone 190 de forma gratuita e a qualquer hora do dia.

Fonte: Gazeta Digital