Rondonópolis decreta lockdown no fim de semana

Fonte:

Em Rondonópolis (220 km de Cuiabá), um decreto da Prefeitura estabelece um lockdown parcial já que proíbe a circulação de pessoas em qualquer horário, apenas aos sábado, domingos e feriados, com exceção para serviços de extrema urgência e emergência. O toque de recolher de segunda a sexta-feira é das 19h às 5h, permitindo que as pessoas participem de atividades religiosas até as 20h. O decreto foi publicado no início da noite desta quinta-feira (18).

O município está entre os 13 municípios de Mato Grosso classificados com risco muito alto de contaminação do novo coronavírus, de acordo com o Governo de Mato Grosso. Segundo o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Rondonópolis tem 692 casos confirmados e 21 mortes por covid-19. A ocupação de leitos no município está praticamente esgotada. O Hospital Regional tem 100% de ocupação e a Santa Casa já está com 93,3% dos leitos com pacientes infectados.

Restrições

Matéria continua após a publicidade

O decreto nº 9570/2020 com medidas estabelecidas pelo Comitê de Gestão de Crise da Prefeitura de Rondonópolis entra em vigor nesta sexta-feira (19) e vale por 30 dias, com avaliações do quadro epidemiológico da covid-19 no município sendo realizadas a cada sete dias.

Até 19 de julho, está proibida a venda para pessoas físicas e jurídicas de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos varejistas, atacadistas, distribuidores e fabricantes. Assim, como  comercialização e a utilização do cachimbo conhecido como “narguilé” também estão vedadas.

Os estabelecimentos como lanchonetes e restaurantes estão autorizados a realizar entrega domiciliar ou fazer o serviço “drive thru” para retiradas rápidas de alimentos prontos para o consumo. Porém, o consumo no local não é permitido, assim como a comercialização de bebidas alcoólicas.

Fonte: PNB Online