Religiosos impediram criação do Conselho LGBTQIA+ em MT, afirma Botelho; vídeo

Fonte:

Nada Pessoal desta quinta-feira (09.12) recebe o deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (DEM). Conduzido pelos jornalistas Antero Paes de Barros e Safira Campos, o programa conta ainda com a participação remota do jornalista e professor Pedro Pinto de Oliveira. Expectativas para as próximas eleições, relação do Governo com os deputados, fusão do DEM ao PSL e polarização Lula x Bolsonaro foram alguns dos assuntos tratados durante a conversa.

Um dos temas abordados também com o parlamentar foi a recente rejeição do Projeto de Lei 862/2021, enviado pelo governador Mauro Mendes (DEM) à ALMT, para a criação do Conselho Estadual dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Na última semana, o PL recebeu 11 votos contrários à sua criação, contra cinco a favor.

Para Botelho, que votou contra o projeto, a falta de esforço do governo para a aprovação da pauta e o lobby exercido por religiosos junto aos deputados foi determinante para o resultado. “O Governo não entrou com o objetivo de mostrar para os deputados o que ele queria fazer. Ficou muita dúvida se o Governo poderia criar estrutura para paradas ou algo assim e houve um lobby muito forte dos pastores e da Igreja Católica dentro da Assembleia Legislativa. Tem que se dizer a verdade”, afirmou.

Confira a entrevista na íntegra ao final da matéria

Biografia – O deputado José Eduardo Botelho (DEM) nasceu em 1959, em Nossa Senhora do Livramento. Filho de Benedito Caetano Botelho e dona Venina Vieira Botelho, tem nove irmãos e passou a infância no sítio Pirapora. Pai de quatro filhos, Botelho é casado com Sônia Meira Botelho, a presidente de honra da Sala da Mulher da ALMT.

Começou a trabalhar ainda na infância, junto com o pai na roça, serviço necessário para ajudar no sustento da casa. Depois foi morar em Cuiabá com a família. Com espírito empreendedor, começou a vender jornais pela manhã e balas na porta dos cinemas à noite, época áurea do Cine Teatro e do Cine Bandeirantes. Estudou na capital nas escolas públicas Leovegildo de Melo, Fernando Leite e Escola Técnica Federal. Formou-se em Engenharia Elétrica pela UFMT e em Licenciatura, com especialização em Matemática.

Buscando ajudar a família, conciliava o trabalho com os estudos. Estagiou na Empaer; foi auxiliar de oficina na antiga Grecovel Veículos; professor de Matemática e Física em diversas instituições de ensino em Cuiabá e cidades do interior, conquistando aos poucos sucesso na carreira empresarial e pública. Se destacou no antigo escritório regional da Cemat, na década de 90, época em que viu e ajudou no processo de levar energia elétrica aos mais distantes rincões mato-grossenses. Emociona-se quando lembra que até o ingresso na universidade sua casa não tinha energia elétrica.

Com incentivos da família, em 2013, se filiou ao PSB e se candidatou em 2014 pela primeira vez, sendo eleito deputado estadual com 40.517 votos, chegando à Mesa Diretora, tornando-se presidente da ALMT, biênio 2017-2019. Em 23.03.2018 se filiou ao partido Democratas (DEM) e foi reeleito em outubro do mesmo ano com 33.788 votos de confiança da população mato-grossense. Em 01.02.2019 sagrou-se novamente presidente da ALMT, para o período de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2021.

VÍDEO

Fonte: PNB Online