Quase pronto! Sistema de iluminação do viaduto da Beira Rio passa por período de testes

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A Secretaria Municipal de Obras Públicas iniciou o período de testes da iluminação do viaduto Murilo Domingos, na Avenida Manoel José de Arruda (Av. Beira Rio). Desde o início deste mês de abril, já é possível notar, no período noturno, as lâmpadas ligadas periodicamente, para que a equipe faça o trabalho de observação do funcionamento dos equipamentos e os devidos ajustes, caso necessário.

O procedimento é fundamental para assegurar que, após a entrega da obra à população, todo o sistema opere de forma 100% satisfatória. A iluminação da estrutura é feita por lâmpadas do tipo LED que, além de mais econômicas, também são responsáveis por dar maior claridade aos locais em que são utilizadas. No total, a parte superior do elevado conta com 34 postes instalados e a outras 32 luminárias na inferior.

“Uma boa iluminação não só valoriza o visual da estrutura como também garante a segurança aos milhares de condutores que transitarão pela estrutura. Por isso, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou que fossem utilizados os equipamentos mais modernos. São cerca de R$ 14 milhões investidos em uma obra que dará mais fluidez em uma região extremamente movimentada”, comenta o vice-prefeito e secretário de Obras Pública, José Roberto Stopa.

Além do trabalho na iluminação, também está em execução a pavimentação das pitas dos viaduto, que deve ser finalizado nas próximas semanas. Outro serviço em andamento é o de edificação das cabeceiras que fazem a ligação entre a estrutura e a Avenida Beira Rio. Na cabeceira nº 2 (sentido da Avenida Fernando Corrêa da Costa — UNIC), a pavimentação também já está em andamento.

Já na nº 1 (sentido UNIC – Fernando Corrêa da Costa), o processo de reforço do solo, iniciado em dezembro de 2020, foi concluído e agora é efetuado o aterramento e compactação do terreno. A medida foi adotada após ser constatada a necessidade de substituir o terreno por um de melhor qualidade, assegurando que o aterro das cabeceiras seja feito sobre uma base sólida.

O processo foi composto por etapas como retirada do solo impróprio, implantação de 56 estacas raízes, colocação de mantas geotêxteis e telas geogrelhas, revestimento com duas camadas de brita e aterramento com novo tipo de solo. “Esse foi um processo que se fez necessário para garantir uma obra de qualidade e termos a certeza de que a população não terá transtornos após a entrega da obra”, completa Stopa.

O viaduto é batizado de Murilo Domingo em homenagem ao ex-prefeito de Várzea Grande e ex-deputado federal por Mato Grosso, falecido aos 78 anos. Além da atuação política e comercial, exerceu um papel fundamental no campo ambiental. Murilo foi uma das primeiras lideranças políticas a levantar discussões e promover ações concretas de preservação do Rio Cuiabá.