Presidente do TCE-MT apresenta Código de Controle Externo ao ministro do TCU

Fonte:

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, apresentou o Código de Processo de Controle Externo ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Augusto Junho Anastasia, nesta sexta-feira (4), durante o curso “Comissões Parlamentares no Processo Legislativo”, realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Na ocasião, José Carlos Novelli chamou a atenção para a reconhecida atuação do ministro e destacou o pioneirismo do Código, que entrou em vigor nesta terça-feira (1°). “O ministro tem um saber fantástico e com isso, nós vamos crescer, aumentar nosso nível de conhecimento para que possamos prestar melhores serviços para Mato Grosso”, disse.

Ao palestrar sobre o Processo Constitucional Legislativo Brasileiro, sua origem, desenvolvimento, Anastasia reforçou a importância da capacitação para as rotinas da Assembleia. “Esta é uma questão talvez um pouco hermética, mas muito relevante para o dia a dia que é o processo legislativo.  Do ponto de vista das comissões, o desafio maior é conseguir apurar de maneira objetiva qual é a vontade prevalente popular”, afirmou.

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

O conselheiro do TCE-MT Guilherme Antonio Maluf também participou do evento, onde destacou os reflexos positivos da qualificação para a população. “A Assembleia foi muito feliz em escolher o ministro para dar o pontapé inicial nesta vertente de capacitação dos colaboradores. Esse trabalho vai dar muitos frutos, porque ao qualificar o corpo técnico a instituição se fortalece e traz melhores resultados.”

No mesmo sentido se pronunciou o presidente da ALMT, Eduardo Botelho, ao destacar a importância da cooperação institucional. “Trabalhamos juntos para melhorar a qualidade dos servidores. Então existe uma união de todos para aprimorar um trabalho que já é de alto nível, por isso trouxemos dois gigantes nacionais para este evento.”

O curso é realizado por iniciativa da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da ALMT, em parceria com a Escola do Legislativo. O evento acontece até sábado (5), no Hotel Deville (Sala Pantanal I), em Cuiabá. O objetivo é capacitar e aperfeiçoar os trabalhos das equipes técnicas das comissões permanentes da Casa.