Prefeita também teve a casa alagada e volta às pressas para o município

Fonte:

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB), está voltando às pressas para o município após a região sofrer com fortes chuvas no final de semana. A gestora, que estava de férias na casa dos pais, em Campo Grande (RN), contou que também teve a casa invadida pela água e que montou um comitê de crise para unir forças pela população.

“A minha casa também foi atingida, entrou água na área de casa. A rua onde eu moro é no centro e geralmente enche, não o suficiente para entrar nas casas, mas dessa vez entrou. Não tem como não voltar [a Cáceres]. Não vou ter paz para ficar aqui sabendo de tudo o que está acontecendo lá”, disse Eliene em entrevista ao RDNews.

Eliene disse que a última vez que ocorreu algo parecido na cidade foi em 2010, mas que não foi na mesma proporção.

“O importante é que não teve nenhuma vítima, mas faz parte, é um fenômeno da natureza. Foram 200 milímetros. Em duas horas choveu o que era para o mês todo e nosso sistema de drenagem é bom, mas não suporta essa quantidade de água. Estou fazendo o monitoramento daqui e graças a Deus está sob controle”, completou.

A gestora também contou que assim que tomou conhecimento do acontecido, já começou a monitorar a situação e a prestar atendimento às famílias que sofreram com os alagamentos.

“Montamos o comitê de crise, elaboramos plano de ação, tem estrutura montada para receber as famílias desabrigadas e monitoramento junto a Defesa Civil, o Exército e a Marinha. Já pedi para registrar e fazendo o levantamento de todos os prejuízos”, explicou.

Segundo Eliene, alguns parlamentares entraram em contato com ela se solidarizando e se colocando à disposição para ajudar na cidade.

“Todos ligaram, o Jayme Campo, o Wellington Fagundes, o Max Russi, o Coronel Assis e o deputado Valmir Moretto, que disse que vai descer para Cáceres hoje. Nós vamos nos reunir na sexta-feira.

Reprodução

 inundacao caceres

Decreto

O prefeito em exercício de Cáceres, Odenilson José da Silva (Republicanos), decretou nesse domingo (11),  situação de emergência e calamidade pública no Município após 7 mil pessoas serem atingidas por enchente e alagamentos na noite de sábado. Moradores de oito bairros foram afetados.

“Estamos trabalhando muito para tentar amenizar a situação problemática da nossa população.  Vários bairros alagados, famílias desabrigadas, vários comércios alagados. Hoje nós temos o centro de apoio para essas pessoas, que é na nossa Escola Técnica Estadual. Lá todas as pessoas podem procurar apoio. Estamos também junto com a Secretaria de Obras fazendo a desobstrução dos pontos mais críticos, para aumentar a vazão e drenar nossos bairros”, disse o prefeito.

O governador Mauro Mendes (União Brasil) colocou o Governo de Mato Grosso à disposição do Município de Cáceres e informou que equipes da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc) foram acionadas para levar alimentos para as famílias que ficaram desabrigadas e que a Defesa Civil está mapeando a situação do local.

Fonte: RD News