Planos de governo em Cuiabá não citam obra parada do VLT

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Definida a data do primeiro turno, no dia 15 de novembro, candidatos à Prefeitura de Cuiabá lançaram seus programas de governo. Caso eleito, o prefeito deve executar os planos de 2021 a 2024. Um dos principais eixos, citados por todos os 8 concorrentes, é a mobilidade urbana, cujo histórico na capital não é dos melhores.

Apesar da mobilidade urbana constar nos planos de todos os candidatos, nenhum citam o “elefante branco” das atuais gestões: a conclusão do Veículo Leve sob Trilhos (VLT).

A maioria dos futuros gestores cita manutenção do bilhete único e passe livre estudantil, ciclovias, faixas exclusivas para ônibus e recuperação da malha viária. Outro ponto inusitado nos planos é dedicado aos motoristas de aplicativo e entregadores.

O site Gazeta Digital listou os principais planos de governo para a mobilidade urbana. Confira:

Abílio Júnior (Podemos)
– Motoristas de App
– Entregadores de App
– Bilhete Único
– Pagar mensal ou semanal, e usar à vontade durante o período pago
– Faixas exclusivas
– Conectividade
– Mais veículos durante à noite
– Lotação
– Abrir concorrência para transportes alternativos
– Reavaliar a licitação, atualmente de 30 anos
– Compartilhar com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) o videomonitoramento
– Ciclovias e plano cicloviário
– Contratar equipe de engenheiros de tráfego para buscarsoluções de trânsito
– Reinventar a Junta Administrativa de Recurso de Infrações (JARI)
– Criar um sistema por app para recorrer das multas
– Criar rotatividade dos analistas
– Pátio de remoção e multas
– Parcelamento de multas em boleto (em até 24x)
– Remoção do veículo apenas para retirada do local, mas não permanecer no pátio facilitando a retirada
– Políticas para PCD’s
– Garantir 100% da frota de ônibus adaptada

Aécio Rodrigues (PSL)
– Criar ciclovias
– Acessibilidade
– Acabar com taxa de cadastramento para motoristas de aplicativos
– Colocar na licitação todos os ônibus equipados com ar-condicionado
– Auditoria nos contratos de transporte público para coibir qualquer ilegalidade
– Licitação transparente
– Impor limite de pessoas em pé nos ônibus
– Gestão eficiente no Sistema de Transporte Público para que o usuário pague uma tarifa mais justa

Emanuel Pinheiro (MDB)
– Recuperar a malha viária e a pavimentação asfáltica urbana, além da necessidade de melhorar o acesso à Zona Rural com a revitalização dos acessos àquelas comunidades, são projetos que estão sendo implantados gradativamente
– Ampliação das faixas exclusivas para ônibus, novas linhas e maior frequência de ônibus está fazendo com que os usuários sejam melhor atendidos e seja reduzido tanto o tempo de espera quanto de deslocamento no trajeto
– Implantar a acessibilidade nos prédios públicos e praças, construir abrigos de ônibus adequados para oferecer maior conforto aos usuários do sistema de transporte público e adaptados aos portadores de necessidades especiais

Gilberto Lopes (Psol)
– Auditoria dos atuais contratos das empresas de ônibus, contratos esses firmados a toque de caixa por um corrupto notório
– Municipalização do transporte público, redução gradativa da tarifa, passe livre irrestrito para estudantes e pessoas desempregadas, gestão democrática do transporte público, com um conselho de transporte público paritário, aberto ao público e que seja transparente e acessível à população

Gisela Simona (Pros)
– Elaborar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana em articulação e revisão do Plano Diretor e Lei do Uso e Ocupação do Solo, para fomentar a ocupação dos vazios urbanos e otimizar a infraestrutura urbana existente
– Implementar a gestão e o controle do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo dentro da ARSEC e SEMOB, colocando o poder público como regulador de fato do sistema de transporte coletivo em Cuiabá
– Implementar, por meio do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, infraestrutura voltada à mobilidade ativa, valorizando os deslocamentos a pé e com o uso da bicicleta.
– Implantar uma malha cicloviária, permitindo o uso mais frequente de bicicletas e patinetes
– Construir, com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e a Associação Comercial de Cuiabá, um plano de revitalização do comércio no centro da cidade
– Consolidar uma parceria com o governo do Estado, para resolver o modal de transporte para Cuiabá
– Reanalisar todos os contratos efetivados pela SEMOB nos último 04 (quatro) anos
– Implantar estacionamento rotativo em Cuiabá, por meio de concorrência pública, aplicando a receita em benefício do transporte coletivo, como forma de buscar o barateamento da tarifa para os usuários do sistema
– Melhorar a fiscalização sobre o transporte de passageiros de aplicativos, tipo mototáxi e UBER, coibindo as atividades clandestinas, em parceria com a PM-MT.
– Implantar 3 avenidas estruturais, para melhorar o trânsito, interligando diferentes regiões da cidade
– Implantar um programa de redução dos quebra-molas em Cuiabá, especialmente nas linhas do transporte coletivo
– Implementar uma gestão técnico-política na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da capacitação dos seus servidores nas áreas de operação do trânsito e engenharia de tráfego
– Implantar um corredor de transporte coletivo ao longo da Avenida Dante Martins de Oliveira – Avenida João Gomes Sobrinho – proporcionando uma ligação estruturada entre o Terminal CPA 3 e o centro de Cuiabá
– Promover ações de educação no trânsito nas escolas municipais, por meio de parcerias com as Secretarias de Educação e Saúde
– Melhorar os pontos de ônibus com a implantação de abrigos, em trabalho associado com o tratamento das calçadas no seu entorno
– Garantir acessibilidade em todos terminais de ônibus de Cuiabá.
– Garantir sanitários decentes com pias e limpeza permanente nos terminais de ônibus

Julier (PT)
– Fortalecer a estrutura institucional da Secretaria de Mobilidade, responsável pela Política de Mobilidade e por conduzir a elaboração e implementação do Plano de Mobilidade de Cuiabá
– Investimentos otimizados em projetos e obras

Paulo Grando (Novo)
– Liberar as opções de transporte coletivo alternativo
– Desregular serviços de táxi e app
– Reforçar a segurança em estações de ônibus e pontos de vulnerabilidade

Roberto França (Patriota)
– Elaborar e implantar um plano de desenvolvimento urbano
– Revitalizar pavimentação asfáltica das linhas de ônibus que ligam o centro/bairros e as ruas e avenidas com maior circulação de veículos

Fonte: Gazeta Digital