Pesquisa do instituto Percent Brasil divulgada nesta quinta-feira (22) mostra o deputado federal Abílio Brunini (PL) e o deputado estadual Eduardo Botelho (União) tecnicamente empatados, em primeiro lugar, na disputa à Prefeitura de Cuiabá. A eleição ocorre em outubro do ano que vem e os dois parlamentares tentam viabilizar suas candidaturas em seus respectivos partidos.
Segundo o levantamento, Abílio tem 21,1% das intenções de voto, contra 18,5% de Botelho.
Lúdio Cabral (PT) aparece com 12,7% na terceira posição. Empatados na quarta colocação estão Fábio Garcia (União), Juca do Guaraná (MDB), ambos com 6%, e José Roberto Stopa, com 5,8%.
Num cenário sem Botelho, Abílio se isola na liderança com 23,7%. Lúdio Cabral aparece em segundo lugar com 15,7%. José Roberto Stopa figura na sequência com 10,4% e Fábio Garcia aparece em quarto lugar com 9,1%.
Segundo turno
Eduardo Botelho lidera em todos os cenários de segundo turno, de acordo com o levantamento da Percent Brasil. Contra Abílio Brunini, o presidente da Assembleia Legislativa aparece com 30% contra 24,3%.
Contra Fábio Garcia, com quem Botelho tem trocado farpas nos últimos dias, por conta da disputa interna do União Brasil, o deputado estadual aparece com 32,5% contra 12,3% do deputado federal.
Quando o oponente é o petista Lúdio Cabral, Botelho aparece com 33,3% contra 17,4% do colega de parlamento.
Num cenário em que o segundo oponente é o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, a vantagem é ainda maior: Botelho figura com 34,8% e o aliado de Emanuel Pinheiro marca 9,1%.
A pesquisa foi contratada pelo site O Documento e pela TV Cuiabá e ouviu 1200 eleitores cuiabanos entre 14 e 18 de junho de 2023. A margem de erro é de 2,83% e o índice de confiança é de 95%. Fonte: Repórter MT
Veja gráficos