O vereador Coronel Paccola defende a redução na remuneração paga a cada parlamentar, caso as sessões plenárias não voltem a ser realizadas duas vezes por semana, mesmo que de forma virtual. Para o parlamentar, o pagamento deve ser feito de forma proporcional ao trabalho.
“Se tivermos que manter metade das atividades, que sejam reduzidas todas as verbas de forma proporcional. Serei o primeiro a assinar, e não é discurso de demagogia”, disse Paccola.
Por conta da pandemia do coronavírus, as plenárias estão sendo realizadas apenas às quintas-feiras, e ainda em formato reduzido. Na semana passada, o vereador apresentou um projeto de lei em regime de urgência que visa garantir o retorno das sessões plenárias todas às terças e quintas-feiras, podendo elas serem realizadas: remota, presencial e híbrida, conforme orientação da equipe médica da Câmara de Cuiabá.
A proposta, contudo, não foi apreciada, pois não obteve o número de assinaturas suficiente para ser remetida ao crivo do plenário. “É uma hipocrisia manter atividades internas nos gabinetes, no auditório da presidência, sem limitar a entrada de pessoas, e as sessões plenárias continuarem uma vez por semana, prejudicando as atividades parlamentares”, afirma o Vereador.
Fiscalização a hospital
No início do mês de fevereiro, o vereador Coronel Paccola já havia visitado as dependências do Hospital de referência Covid-19 de Cuiabá para conhecer as funcionalidades e seus déficits, e retornou ao Hospital após as denúncias de bloqueio dos leitos, acompanhado de um Auditor do Ministério da Saúde e do vereador Diego Guimarães.
“Viemos cumprir nosso dever de fiscalizar. Já emitimos um relatório desta visita técnica e estamos encaminhando para a superintendência e para a Secretaria de Saúde do Município. Seguimos fazendo o nosso melhor com as condições existentes para quando tivermos condições melhores, fazermos melhor ainda”, diz o vereador Paccola.
No hospital, os vereadores verificaram que os respiradores utilizados nas UTI´s são apenas para transporte de pacientes e que muitos medicamentos de uso contínuo faltam com frequência, principalmente os sedativos utilizados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). “Os respiradores que estão hoje nas UTI´s não são os respiradores pulmonares próprios para pacientes entubados. Há uma série de irregularidades que queremos primeiro comunicar à direção, pois nossa intenção não é expor esta administração, e sim resolver as várias problemáticas da saúde”, declara.
Paccola também esteve na Central de Distribuição de Medicamentos e Insumos (CDMIC) da Secretaria de Saúde de Cuiabá para entender seu funcionamento, distribuição e controle dos medicamentos na Capital. “O CDMIC distribui os medicamentos nas unidades básicas (PSF’s e Centros de Saúde) e nas unidades de atenção secundárias (Policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento – UPA e Centro de Especialidades Médicas) da rede de Saúde. De acordo com o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso, estas unidades operaram irregularmente sem um profissional farmacêutico, resultando na perda de muitos medicamentos, que perdem o prazo de validade, são armazenados de forma irregular e até mesmo sendo dispensados inadequadamente, gerando um custo maior para o município”, finaliza.
Outro fator apontado pelo parlamentar é do alto índice de mortalidade do Hospital de Referência Covid-19 de Cuiabá e da dispensa de utilização dos leitos terceirizados que deveriam estar ocupados antes dos leitos próprios, uma vez que estes recursos são recebidos todos os meses para este fim.
Vereador Coronel Paccola entrega honraria ao Cuiabá Esporte Clube
Vereador por Cuiabá, Coronel Paccola, entregou para o time do Cuiabá Esporte Clube, momentos antes do início do jogo do último domingo (28), uma Moção de Aplausos pela relevante atuação e superação do clube nos últimos anos. O trabalho da equipe contribui na construção da história do futebol mato-grossense e representa as principais bandeiras do parlamentar: gestão estratégica, empreendedorismo e segurança da coletividade, por incentivar jovens à prática do esporte.
“Quero destacar o importante trabalho que o Cuiabá Esporte Clube vem realizando ao longo destes anos, comprovando ter uma gestão administrativa eficiente, promovendo a segurança da coletividade com o incentivo a prática esportiva, promoção do turismo e econômico, com a movimentação do comércio local, além de fortalecer a autoestima cuiabana. Os jogos contribuem para o desenvolvimento, fazendo com que nossa cidade ganhe visibilidade”, destaca Paccola.
O Título foi entregue nas mãos do Representante da Federação Mato-grossense de Futebol, Michel Gazola Costa no campo da Arena Pantanal, onde o Cuiabá marcou 6×1 contra o time do Poconé.
A equipe passou por diversos problemas financeiros, se superando e se tornando exemplo de gestão estratégica e empreendedora, além de chegar de forma inédita à vaga da Série A do Campeonato Brasileiro.
“As conquistas que o grupo coleciona direciona a juventude a sonhar em um dia se tornar um jogador de futebol, tirando muitas vezes esses jovens das ruas, e trazendo esperança de uma carreira esportiva. Apesar de todas as dificuldades, os jogos movimentam a rede hoteleira, restaurantes e demais serviços do município”, finaliza.