Os nomes com a maior intenção de votos para prefeito de Cuiabá também são os que mais sofrem rejeição por parte dos entrevistados na primeira rodada da pesquisa do instituto Olhar Dados, publicada com exclusividade pelo portal Olhar Direto, nesta quarta-feira (09). Emanuel Pinheiro (MDB), Roberto França (Patriota) e Abílio Júnior (Podemos) aparecem no ‘Top 3’.
O prefeito Emanuel Pinheiro aparece na pesquisa com rejeição de 19,4% dos entrevistados. Na sequência, vem o apresentador Roberto França, com 10,3% e o vereador Abílio Júnior, com 9,6%.
Vale lembrar que, como divulgado nesta quarta-feira, os três aparecem também na pesquisa como os três com o maior número de intenções de votos. O emedebista ainda não anunciou oficialmente que concorrerá à reeleição, mas em um cenário estimulado, em que uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor, o atual prefeito totaliza a preferência de 38,7% dos entrevistados.
O segundo colocado na pesquisa é o ex-prefeito de Cuiabá Roberto França (Patriota), que pontuou com 13,5% das intenções de voto. O vereador Abílio Júnior (Podemos) aparece em terceiro, com 7,7%.
Chama atenção também o fato de que 44,3% dos entrevistados não responderam ou não souberam opinar quando questionados sobre rejeição e que 5,6% optaram pela opção nenhum/branco/nulo.
Ainda na lista de rejeição aparecem: Dorilêo Leal (2,9%); Julier Sebastião (2,7%); Maestro Fabrício Carvalho (1,3%); Paulo Grando (1,2%); Felipe Wellaton (0,8%); Fábio Garcia (0,7%); Gisela Simona (0,7%); Geraldo Macedo (0,5%) e Ulysses Moraes (0,2%).
A pesquisa
Olhar Dados é mais um produto do portal Olhar Direto. Neste primeiro levantamento, o instituto realizou 594 entrevistas entre os dias cinco e sete de setembro para captar a percepção geral da população de Cuiabá a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião.
O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o a inscrição TRE-MT MT-05388/2020. A margem de erro é 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.
Fonte: Olhar Direto