MT tem 47 ‘forasteiros’ disputando uma vaga de deputado federal

Fonte:

Dos 163 candidatos a deputado federal disputando as eleições deste ano por Mato Grosso, 47 não são nascidos no Estados. O levantamento foi feito pela Agência Câmara, com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mato Grosso está está longe, no entanto, do campeão deste ranking: o Estado de São Paulo, o principal destino dos candidatos migrantes. São 355 candidatos “forasteiros”.

São Paulo é também é a unidade da Federação que mais exporta políticos: 251 paulistas estão disputando vagas em outros Estados.

Ainda de acordo com o levantamento, Minas Gerais tem um cenário curioso: enquanto 196 mineiros disputam vagas em outros Estados, apenas 101 migrantes tentam se eleger por lá.

Entre os 9.909 candidatos a deputado federal inscritos nas eleições deste ano, quase 2 mil nasceram em um Estado diferente do domicílio eleitoral em que disputam uma vaga de deputado federal.

As regiões Norte e Centro-Oeste também atraíram um grande número de candidatos migrantes. Comparando o saldo entre os candidatos que deixaram e chegaram a cada estado, a lista é liderada por Roraima (85 candidatos), Tocantins (63) e Rondônia (61).

Mato Grosso é quarto colocado nesta lista, seguido pelo Distrito Federal (45), Amapá (41) e Goiás (33).

Na outra ponta, o Nordeste tem alguns dos maiores exportadores de candidatos, com Bahia, Pernambuco e Ceará entre as principais origens de políticos que tentam uma vaga em outros Estados.

Fonte: Câmara Notícias/Livre