Médico cuiabano que passou ‘ileso’ pela covid faz exame após vacina; confira

Fonte:

O médico da linha de frente da covid-19, Doutor Fenando Gabriel Neves, 53 anos, que trabalhou durante todo o período de pandemia, inclusive atendendo pacientes infectados pelo novo coronavírus, conseguiu o que muitos desejam: não foi infectado e agora, após tomar duas doses da vacina CoronaVac, fez exame e confirmou estar imune ao vírus.

Fernando explicou que sempre se protegeu, seguiu todas as medidas de biossegurança, porém, ainda estava frente a frente com a doença diariamente com a sensação de insegurança.

Além de se proteger, a alternativa que o médico tinha era fazer regularmente exames para acompanhar a possibilidade de estar infectado e caso desse positivo começar o tratamento precoce. Mas, todos os resultados sempre foram negativos.

“Desde que começou a pandemia eu não parei de trabalhar, atendo muitos pacientes com covid positivo, mas sempre me protegi, segui as medidas de biossegurança como o uso de máscara, luvas e álcool em gel regulamente. Durante todo o período não fui infectado, fiz diversos exames no laboratório Inac e todos com resultados negativos”, relatou o Dr.

Com a chegada da vacina e prioridade para os servidores da saúde, Fernando tomou a primeira dose de CoronaVac no dia 29 de janeiro, esperou o tempo necessário para a segunda dose, completou o ciclo de imunização dia 12 de fevereiro, mas ainda tinha a insegurança se o imunizante estaria mesmo reagindo com o organismo e produzindo anticorpos ou não.

O Laboratório Inac, o qual o médico já era acostumado a fazer exames, com endereços em Cuiabá e Várzea Grande, trouxe a solução: teste sorológico específico para detectar anticorpos à covid-19, seja para pacientes vacinados ou por aqueles que já foram infectados.

O período ideal para quem quer descobrir se tem imunidade para a covid é a janela de 21 dias após a vacina, no caso da CoronaVac, após a segunda dose; e 14 dias a contar do início dos sintomas da doença ou confirmação da infecção pelo RT-PCR.

Dr. Fernando fez o novo exame do Laboratório Inac nesta quarta-feira (03), aguardou três horas pelo resultado e teve a grata resposta que detectou ‘alta titulagem’ de anticorpos em seu organismo.

“Tomei duas doses da CoronaVac, mas ainda assim fiquei inseguro, não sabia se meu organismo tinha produzido anticorpos, então decidi fazer esse novo exame oferecido pelo Laboratório Inac e descobri que tinha produzido uma titulagem alta de anticorpos, o que dá uma segurança muito grande”, concluiu o Dr.

Veja o resultado

RepórterMT/Reprodução

WhatsApp Image 2021-03-03 at 19.53.10.jpeg

Fonte: Repórter MT