Mauro diz que cacique Raoni cobrou pavimentação de estrada até reserva: ‘Até índio quer asfalto’

Fonte:

O governador Mauro Mendes (União) e a primeira-dama Virgínia Mendes, se reuniram na tarde dessa quinta-feira (13) com o cacique Raoni Metuktire, principal liderança dos povos que habitam o Parque Indígena do Xingu. Entre as demandas levadas pelo cacique, além dos temas ligados à educação indígena, estava a questão da MT-322, rodovia estadual que dá acesso ao território do Xingu.

“A grande demanda dele nesse momento é asfaltar a MT-322 até dentro da reserva indígena. Para você ver que até índio quer asfalto para chegar na sua reserva. Existe ali uma MT, a 322 que sai de Matupá, atravessa o Xingu e sai lá no Araguaia. Ela é altamente estratégica para a conexão da região Norte do Estado com a região do Araguaia”, disse o governador.

Atualmente, segundo o governador, quem está em Vila Rica, Confresa, todo o Norte do estado, além do Araguaia, se quiser ir para a BR-163, tem que contornar o Parque do Xingu ou passar por uma estrada sem asfalto, pegar balsas e enfrentar os buracos na estrada.

A estrada é responsável por ligar a região Norte do Estado até a rodovia federal BR-163. Segundo o governador, os trabalhos para concretização da pavimentação da via já estão nos estágios iniciais.

“Eu já determinei e a Secretaria já contratou o projeto na faixa de Matupá até o limite da reserva, e nesse momento nós estamos contratando um estudo de componente indígena para ter a liberação de fazer o asfalto dentro da reserva, mas o importante é: índio quer asfalto dentro da reserva”, contou Mauro Mendes.

Fonte: Repórter MT